3 segredos quentes da logística atual

Já sabemos que uma logística precária pode trazer sérios problemas para um negócio. Para termos uma ideia acerca do ponto de vista do cliente final deste impacto: em uma pesquisa do Reclame AQUI, 63,9% dos entrevistados relataram desistir de compras quando o valor do frete é alto, e 18,6%, quando o tempo de entrega é longo.

Ou seja, focar em processos logísticos inteligentes torna-se cava vez mais essencial para as organizações. E quais são os temas mais relevantes relacionados com a logística para 2022? É sobre isso que vamos falar no nosso post de hoje.

O papel estratégico da logística

De acordo com o Portal Inforchannel, o setor logístico é um elemento essencial e crítico da economia, especialmente em países como o Brasil. Nós possuímos um dos maiores gastos nesse setor do mundo.

Por exemplo, de acordo com o estudo Panoramas Setoriais 2030 – Logística, os custos logísticos no Brasil são elevados devido:

  • transporte de cargas feitos nas rodovias em longas distâncias;
  • falta de qualidade na infraestrutura nas estradas;
  • dificuldades de integração racional do fluxo logístico, gerando estoques indesejáveis.

E, neste contexto com diversos desafios, o que é necessário saber para se diferenciar na logística ao longo de 2022? 

3 grandes segredos da logística atual

Para saber algumas tendências em logística, separamos aqui 3 segredos. 

Segredo 1: Gestão logística

A gestão logística é fundamental para qualquer setor, mas há alguns onde o desafio é maior, como é o caso do setor farmacêutico.

De acordo com o Portal Consumidor Moderno, o planejamento e o controle do fluxo de distribuição de medicamentos requer estratégias bem definidas e adaptadas às mudanças no processo de compra do consumidor.

Para isso, pensar na omnicanalidade é fundamental para o sucesso de empresas deste setor.  Para isso, é necessário rever os processos de transporte e as ferramentas que conectam essa operação de abastecimento das farmácias e centros de distribuição para se adequar à realidade atual. E, muitas vezes, contando com parceiros estratégicos com expertise. 

Segredo 2: Foco no nível de serviço logístico

Os provedores logísticos oferecem muitas soluções interessantes para às indústrias, aos varejistas, ao e-commerce e muitos outros setores e segmentos.

Além disso, contribuem para a potencializam dos resultados dos seus parceiros, oferecendo serviços logísticos muito mais personalizados e adequados para cada necessidade, cujo foco é a satisfação do cliente final.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, os provedores logísticos não são funcionários, mas são empresas que atuam com terceirização de serviços logísticos.

Desta forma, um provedor logístico consiste em uma empresa que presta o serviço terceirizado, ou seja, assume a responsabilidade de conduzir as atividades de uma determinada etapa das operações logísticas. E esse nível de serviço logístico terceirizado pode variar de acordo com alguns graus: daí a nomenclatura 3PL, 4PL, 5PL. 

  • 3PL (Third Party Logisticsou Operador Logístico Terceirizado): trata-se da contratação de uma empresa terceirizada que apoia, em várias ou todas, as etapas de operações de remessa do contratante. Assim, a empresa 3PL é responsável pelos procedimentos de armazenagem, separação, expedição, transporte e distribuição em uma cadeia de negócios.
  • 4PL (Fourth-party Logistics): similar ao 3PL, porém atua de maneira ainda mais ampla, já que o provedor logístico gerencia de forma mais completa as operações, podendo entrar em contato diretamente com os fornecedores e realizar compra de novos produtos, por exemplo. 
  • 5PL (Fifth-party Logistics): os provedores logísticos atuam de forma muito mais estratégica, aplicando a tecnologia para otimizar as operações e reduzir os custos dos parceiros. 

Segredo 3: Sustentabilidade

De acordo com a Revista Mundo Logística, mais do que nunca, a sustentabilidade na cadeia de suprimentos precisa se tornar uma questão de eficiência e otimização para as organizações.

Por exemplo, isso pode começar com algo tão simples quanto a otimização de rotas para o transporte de última milha (um processo que pode reduzir significativamente o consumo de combustível), mas também precisa incluir uma abordagem mais holística para encontrar e mitigar ineficiências em toda a cadeia logística.

Neste contexto ligado à sustentabilidade, a Logística ESG tem se destacado. ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance”. Em português, Ambiental, Social e Governança. Assim ela é usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) explica que ESG refere-se, então, aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio. Esses critérios ajudam a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas, algo crucial na tomada de decisão sobre investimentos.

Assim, uma grande tendência para a logística atual é pensar em ações cada vez mais sustentáveis.

Gostou de saber mais sobre 3 segredos da logística?

A Dinâmica Group possui mais de 30 anos de experiência, sempre oferecendo soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados para um atendimento personalizado.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre as novidades no nosso blog.