5 tendências tecnológicas para o ano de 2020

 

Como as inovações tecnológicas irão mudar nossas empresas no ano de 2020? Muitas mudanças estão acontecendo e separamos as principais tendências tecnológicas apontadas pela consultoria Gaertner.

Os critérios de avaliação utilizados pelos analistas do Gartner para definir uma tendência estratégica de tecnologia incluem:

  • Potencial de transformação saindo de um estado emergente para um de alto impacto;
  • Rápido crescimento com alto grau de volatilidade previsto para os próximos cinco anos.

Selecionamos algumas tendências promissoras que podem gerar grandes resultados para os negócios. As novidades são voltadas para a área de tecnologia, relacionamento, marketing e gestão em geral. Confira quais são:

1- Multiexperiência 

Até 2028, a experiência dos usuários passará por uma mudança significativa na maneira como as pessoas percebem o mundo digital e como interagem com ele. Segundo o Gartner, as plataformas de conversação estão mudando a maneira como os usuários interagem com o mundo digital. 

A realidade virtual, a realidade aumentada e a realidade mista estão mudando a forma pela qual as pessoas percebem o mundo digital. Essa mudança combinada nos modelos de percepção e interação leva à futura experiência multissensorial e multimodal. 

“Essa capacidade de se comunicar com os usuários por meio de muitos sentidos humanos fornecerá um ambiente mais rico para o fornecimento de informações diferenciadas”, afirma Brian Burke, VP de pesquisas do Gartner. 

2- Aprimoramento humano

O aprimoramento humano explora como a tecnologia pode ser usada para fornecer melhorias cognitivas e físicas como parte integrante da experiência humana.

O aprimoramento físico melhora os humanos ao alterar suas capacidades físicas inerentes por meio da implantação ou hospedagem de um elemento de tecnologia em seus corpos, como um dispositivo vestível.

O aprimoramento cognitivo pode ocorrer por meio do acesso a informações e da exploração de aplicativos em sistemas de computadores tradicionais e na interface multiexperiência emergente em espaços inteligentes.

Nos próximos 10 anos, os níveis crescentes de aprimoramento físico e cognitivo se tornarão essenciais, à medida que os indivíduos buscarem melhorias pessoais. Isso criará um novo efeito de “consumerização”, onde os funcionários procuram explorar seus aprimoramentos pessoais e até estendê-los, a fim de melhorar o ambiente de seus escritórios.

3- Transparência e Rastreabilidade

Os consumidores estão cada vez mais conscientes de que suas informações pessoais são valiosas e exigem controle. As organizações reconhecem o risco crescente de proteger e gerenciar dados pessoais, e os governos estão implementando legislações rigorosas para garantir que as empresas façam esse controle.

Transparência e rastreabilidade são elementos críticos para apoiar essas necessidades de ética e de privacidade digitais.

Elas se referem a uma variedade de atitudes, ações, tecnologias e práticas de suporte projetadas para atender aos requisitos regulatórios, preservar uma abordagem ética para o uso da inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, e reparar a crescente falta de confiança nas empresas.

À medida que as organizações desenvolvem práticas de transparência e confiança, devem se concentrar em:

  • Inteligência artificial;
  • Aprendizado de máquina;
  • Privacidade, propriedade e controle de dados pessoais.

4- Blockchain prático

O blockchain tem o potencial de remodelar os setores ao permitir confiança, fornecer transparência e habilitar a troca de valor entre os ecossistemas de negócios, reduzindo potencialmente os custos, os tempos de liquidação das transações e melhorando o fluxo de caixa.
Os ativos podem ser rastreados até sua origem, reduzindo significativamente as oportunidades de substituições por produtos falsificados.
O rastreamento de ativos também têm valor em outras áreas, como rastrear alimentos em uma cadeia de suprimentos para identificar mais facilmente a origem da contaminação ou rastrear peças individuais para ajudar em recalls de produtos.

5- Coisas autônomas

Coisas autônomas são dispositivos físicos que utilizam a inteligência artificial para automatizar funções executadas anteriormente por seres humanos. Em exemplo disso são: robôs, drones, veículos ou navios e aparelhos autônomos.

Sua automação explora a inteligência artificial para fornecer comportamentos avançados que interagem naturalmente com os ambientes e as pessoas. Conforme a capacidade tecnológica evolui, a regulamentação permite e a aceitação social cresce, coisas autônomas serão cada vez mais implantadas em espaços públicos não controlados.

Segundo Burke, robôs heterogêneos podem operar em um processo de montagem coordenada. No mercado de entrega, a solução mais eficaz pode ser usar um veículo autônomo para mover pacotes para a área de destino. Robôs e drones a bordo do veículo podem assumir a entrega final do pacote.

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