A automação de veículos é viável para as empresas? Será que se trata de uma solução para diminuir falhas nas devoluções, agilizar as entregas e torná-las mais baratas? Neste post abordaremos as possibilidades da automação, seus benefícios e alguns cases de instituições que já aderiram a essa forma de transportar suas mercadorias.
Empresas que já utilizam a automação de veículos
A rede de supermercados Kroger, em parceria com a Nuro, empresa vendedora de veículos, lançaram em agosto de 2018 um novo serviço de delivery com veículo autônomo. Por enquanto, o serviço foi implantado em somente uma das lojas da Kroger e nos primeiros meses cada carro terá um motorista para garantir que tudo ocorra corretamente. O delivery autônomo envia compras realizadas através do site ou aplicativo da Fry’s Food Store (loja da Kroger), sem valor mínimo de pedido. A taxa de entrega é de US$ 5,95, o equivalente a cerca de R$ 23, segundo a Revista Auto Esporte. A empresa de carros autônomos Waymo também está fazendo testes para um projeto que busca transportar clientes para as lojas do Walmart no estado do Arizona, nos Estados Unidos, conforme publicado no Auto Esporte.
Como a automação de transporte pode ajudar a sua empresa
A automação de veículos pode beneficiar muito as empresas, principalmente na logística reversa de pós-venda. Essa nova forma de realizar entregas pode diminuir os custos a longo prazo, tornar os processos mais práticos para as marcas, apoiar a tomada de decisões, centrar os dados, entre muitos outros benefícios.
Mais agilidade nas entregas
Na era da conectividade, as pessoas buscam por rapidez nas respostas e resolução de problemas. Por isso, quando você precisa entregar algo para o cliente, o prazo é um fator decisivo, seja para fechar o negócio ou reverter uma situação negativa com a marca. Pensando nessa experiência do consumidor e na fidelização deles, a automação do transporte de produtos é uma excelente solução. Em poucos minutos os gestores conseguem organizar as demandas e garantir o melhor aproveitamento do tempo com os veículos.
Maior controle de processos
Como o monitoramento do transporte de mercadorias pode ser feito por uma pessoa em qualquer lugar do mundo, os gestores passam a ter mais domínio sobre os processos de trabalho que envolvem a entrega de produtos até consumidores ou ponto de venda. Isso é um grande auxílio para facilitar o controle, assim como manter uma fluidez nas entregas.
Evitar falhas
Com maior controle sobre os procedimentos de entrega, será possível se antecipar a algumas falhas como: endereço errado, atrasos, trânsito ou qualquer outro imprevisto. Isso porque é possível modificar as rotas em tempo real e ao mesmo tempo comunicar o cliente do acontecimento. Além de se antecipar sobre diversos acidentes que acontecem no transporte tradicional.
Auxílio na tomada de decisões
Com a automação de carros e caminhões, fica muito mais fácil obter e analisar dados das entregas. Com isso, os gestores têm em mãos informações precisas para tomarem decisões e melhorarem cada vez mais seus serviços.
A automação de veículos na logística reversa
A automação do transporte de mercadorias pode acontecer, principalmente, nos carros e caminhões comuns ou por drones. Segundo estudo da Cushman & Wakefield sobre o assunto, a automação dos veículos para empresas precisa ser mais desenvolvida. Conforme as pesquisas realizadas, entre 5 e 10 anos os veículos automatizados serão imprescindíveis para a logística. É preciso que as empresas que precisam da logística reversa de pós-venda ou simplesmente realizam entregas passem a pensar e se preparar para receber a automação de veículos. Ainda segundo o estudo da Cushman & Wakefield, no início essa transformação do transporte representará um investimento alto para as empresas – principalmente na fase de testes, enquanto essa tecnologia ainda não é popular. Porém, a longo prazo, a automação das entregas gerará uma grande economia de dinheiro e tempo para as marcas. Quer mais conteúdos para melhorar sua gestão e preparar a sua empresa para o sucesso? Acesse outros conteúdos: