Pós-venda: 3 Estratégias para fidelizar clientes

Selecionamos algumas ações de pós-venda essenciais para você fidelizar clientes e aumentar os lucros da sua empresa. Se você acha que a relação com seus clientes termina após fechar uma compra, pode estar perdendo grandes oportunidades.

Você já deve ter ouvido grandes especialistas apontarem que é muito mais fácil e econômico fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Por exemplo, Philip Kotler afirma que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.”

Manter o contato mesmo após a venda e surpreender com ações são formas de fidelizar clientes. Essas e outras estratégias de pós-vendas podem render resultados muito positivos para a sua empresa.

pós-venda

Entre em contato com seu cliente no pós-venda

Mantenha uma comunicação cordial com seu cliente mesmo após fechar uma compra. Ideal para segmentos cujo ticket médio justifica o custo de manter contato, como por exemplo a troca de um automóvel.

Mostre que se preocupa com a sua satisfação e está disposto a ajudar caso seja necessário. As pessoas gostam de sentirem lembradas. Por isso, faça um telefonema, envie uma mensagem ou um e-mail para seu cliente, por exemplo.

Infelizmente, muitas marcas têm medo de falar com o cliente após a venda e ouvir reclamações sobre seus serviços. Porém, é preciso encarar isso como uma oportunidade para resolver problemas da empresa e contornar situações negativas com os clientes. Prepare-se para ouvir reclamações, mas também esteja pronto para entregar soluções.

Pesquisas de satisfação são uma ótima estratégia para manter contato com os clientes e ainda beneficiar a empresa. Para isso, é possível utilizar ferramentas como Google FormsSurveymonkey. Faça perguntas sobre o sucesso consumidor: se atendeu as expectativas, se ela precisa de ajuda ou gostaria de comentar algo.

Ofereça programas de fidelização

As pessoas tendem a gostar muito de programas de fidelização que dão algum tipo de benefício. Pense em oferecer descontos na próxima compra e ações específicas para quem já é cliente. Esse tipo de estratégia de pós-venda faz com que o público goste e queira continuar comprando com a empresa.

Tenha um bom sistema de troca de produtos

Se ocorre algum problema com o produto e ele não atende às expectativas do cliente, você não tem um problema, mas sim uma oportunidade de prestar assistência, gerar credibilidade para a sua marca e estabelecer uma boa relação de confiança com seu cliente. Afinal, se alguém tem um problema resolvido de forma eficiente, há muitas chances dessa pessoa confiar mais na empresa e ainda indicá-la para outras pessoas.

Tenha uma política de troca de produtos, bons procedimentos de devolução e um excelente atendimento. Essas são com certeza ótimas ações de pós-venda para favorecer a sua marca, reter e fidelizar clientes.