A logística na fidelização de clientes

A fidelização de clientes é fundamental para compor o quadro de objetivos de uma empresa. Afinal, um consumidor insatisfeito dificilmente compra novamente com a mesma marca e ainda compartilha sua experiência negativa com várias pessoas.

Manter um consumidor leal à marca – ou seja, deixar de perdê-lo – é extremamente valioso para o crescimento da empresa e isso requer a adoção de algumas estratégias. Muitas organizações focam tanto em conquistar novos clientes e esquecem do quão valioso é trabalhar para mantê-los comprando com a marca.

É na execução das estratégias de fidelização que a logística entra em ação. Principalmente quando se trata de empresas com abrangência nacional, pois para realizar determinadas ações promocionais é necessário contar com um bom suporte logístico.

Ações de fidelização de clientes

Táticas comuns de fidelização de clientes como acumulação de pontos e descontos são tão replicadas que é quase obrigação de muitas empresas implementar, pois os consumidores já procuram por coisas como essas quando realizam a compra. Isso não significa que esse tipo de estratégia seja inválida, mas sim que para sair na frente da concorrência é necessário implementar outros tipos de ações que surpreendam o público-alvo e mostrem que a marca se preocupa com a satisfação de seus consumidores. Para isso, é preciso estar sempre atualizando suas técnicas de marketing promocional.

Logística e marketing promocional

O marketing promocional tem como objetivo gerar valor para a marca através de ações nos pontos de contato com o consumidor. Uma das funções é surpreender o público-alvo de diversas maneiras. A logística é importante para esse setor desde o transporte e armazenagem dos produtos e materiais de campanha.

Quando envolve bens não duráveis, como alimentos, medicamentos e cosméticos que obrigatoriamente precisam de cuidados extremos no manuseio e transporte, é muito importante que as empresas envolvam operadores logísticos com a capacidade ideal para executar as ações com sucesso.

Ação da Dinâmica Group com a distribuidora da Coca-Cola

Um dos nossos cases promocionais para fidelizar consumidores foi a ação promocional da FEMSA, distribuidora da Coca-Cola, junto com a Dinâmica Group. O intuito da campanha foi fixar uma boa imagem da marca na mente do público.

A ação entregou kits com brindes para consumidores que demonstraram interesse em receber promoções da marca através de uma pesquisa.

No ato das entregas, a Dinâmica Group como operadora logística realizou uma pesquisa de satisfação que mostrou que 98% dos consumidores ficam muito felizes ou surpresos ao receberem a lembrança. Esse tipo de ação permite que a marca tenha um contato mais próximo com seus clientes, fazendo com que eles se sintam mais considerados e contemplados.

Logística reversa de pós-venda

A logística reversa de pós-venda, quando bem executada na troca ou devolução de produtos, tem o poder de contornar situações negativas, mostrando credibilidade ao consumidor, criando uma relação de confiança e conquistando-o por resolver seu problema de maneira eficaz.

Já conhece a Dinâmica Group?

A Dinâmica Group é a maior empresa de logística reversa da América Latina, seu principal serviço é a logística reversa de pós-venda que realiza a troca e devolução de produtos. Além disso, realiza outros serviços como marketing promocional, oferecendo eficácia em armazenagem, excelência no manuseio de amostras, logística de produtos e cobertura em todo o território nacional.

Quer saber mais sobre as estratégias que citamos, nosso blog contém vários conteúdos que podem te fazer crescer!

Confira: www.dinamicagroup.com.br/blog