Novembro Azul: A importância de participar da campanha em prol da saúde masculina

A necessidade de chamar a atenção para o Novembro Azul é cada vez mais alta. Não é a toa que nesse período diversos prédios e monumentos pelo país se iluminam de azul. O motivo do movimento global é chamar a atenção para a saúde do homem. Mais especificamente, o câncer de próstata, que mata cerca de 42 homens todos os dias. Dados dizem que mais de 3 milhões de pessoas convivem com a doença.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003. Deram o nome de Movember, já que a ideia veio de alguns amigos que decidiram deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. Posteriormente, outros homens foram agregando ao movimento e participando ativamente da campanha. Anos depois, o Movember conquistou muito mais adeptos. O mês escolhido foi novembro, já que o dia 17 desse mês é fo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Ao todo, são mais de 20 países que se envolvem e divulgam campanhas sobre o assunto todos os anos. A intenção sempre foi incentivar os homens a irem ao médico, já que gira em torno do sexo masculino todo um “preconceito” com o exame de toque, extremamente necessário para descoberta precoce desse tipo de câncer. Posteriormente, foi adicionado ao mês de novembro  debates sobre outras doenças masculinas.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado e implementado pela primeira vez pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2008. E o país é um dos principais a chamar a atenção para os cuidados com a saúde dos homens em todos os aspectos, não apenas o câncer. Inclusive a saúde mental. A ideia é sempre dar continuidade aos projetos de prevenção, conscientização e informação sobre as doenças. Algumas ações acontecem durante o mês de novembro no Brasil, focando sempre na saúde do homem, como exames de próstata, divulgação maciça sobre o tema, além de muitas empresas orientando seus funcionários.

A importância dos exames de rotina, que devem ser feitos sempre e não apenas em novembro, também é bastante ressaltada durante esse mês. Eles são essenciais pra previnir muitas outras doenças, além da descoberta precoce de doenças existentes. Entre os cuidado básico, alguns são:

  • Verificação da pressão arterial
  • Hemograma completo
  • Teste de urina e fezes
  • Teste de glicemia (diabetes é uma das doenças que mais atingem os brasileiros)
  • Verificação de possíveis vacinas e cuidado com a carteira vacinal
  • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

Caso você não saiba como participar dessa campanha, damos algumas dicas aqui:

  • Se você gostar de mudanças, deixe o bigode crescer. Se for perguntado sobre o motivo, é um bom momento para uma aula sobre o assunto;
  • Usar roupas, acessórios ou até mesmo um laço azul para mostrar o apoio à campanha;
  • Informe-se sobre o câncer de próstata e ajuda a informar amigos e parentes. A informação ainda é a melhor prevenção;
  • Pesquise sobre o exame de toque, ele é super importante.
  • Incentive amigos e parentes mais velhos a realizar o exame;
  • Se você é dono de uma empresa, conscientize seus colaboradores e faça alguma ação durante o mês de novembro. Pode ser iluminar a fachada de azul, distribuir cartilhas e panfletos informativos ou até levar palestras sobre o assunto.

Compartilhe nosso artigo para que mais pessoas tenham acesso e interesse ao conteúdo do Novembro Azul. A campanha é importante e pode ajudar a salvar muitas vidas.