Como alinhar logística e propósito?

Cada vez mais os consumidores escolhem por marcas e empresas devido à conexão com seus valores e objetivos. Por isso, é fundamental que as organizações deixem seu propósito claro, seja para a sociedade assim como para os seus colaboradores. Mas será que é importante para empresas logísticas definirem um propósito claro para a sua atuação? E qual é a importância de entender os valores dos parceiros terceirizados?

Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos explicar o que é propósito organizacional e ver como uma empresa de logística pode ter uma estratégia com a adoção de valores claros.

O que é propósito organizacional?

De acordo com o Portal HSM, propósito organizacional é o mesmo que proposta de valor. Trata-se do porquê da existência de uma empresa e da maneira única que ela escolhe para organizar sua contribuição ao mundo. Quando uma organização tem esse propósito de maneira clara, isso fornece aos funcionários um senso de direção muito mais nítido, ajudando-os a definir prioridades e inspirar-se na busca de melhores resultados.

Desta forma, ser dirigido por um propósito significa que as organizações precisam compreender que há aspectos e impactos a considerar. Ou seja, não é mais apenas sobre o produto a ser entregue, mas a forma como é entregue. Assim, a ética precisa estar presente porque existe convicção interna, além da pressão externa.

As organizações têm seus propósitos claros?

O RH Portal aponta que, apesar de todo o mercado e, principalmente, as lideranças, reconhecerem a importância de um propósito compartilhado, muitos gestores ainda têm dificuldade de defini-lo e implementá-lo no dia a dia.

De acordo com pesquisa, menos de 40% dos executivos ouvidos no levantamento disseram que suas organizações articulavam um forte senso de propósito. Já outra pesquisa realizada pela PwC descobriu que, ainda que 79% dos líderes acreditem que o propósito é fundamental para o sucesso do negócio, 68% deles não utilizam o propósito como ferramenta de gestão.

E é possível pensar em logística com propósito?

Certamente. A logística traz diversos impactos, seja para os clientes, colaboradores, sociedade e meio ambiente. Por isso, é importante ter um propósito claro para as empresas que atuam na área.

E como seria entregar propósito atuando na logística? A Revista Mundo Logística sugere cinco formas:

  • Conectando-se com a necessidade do cliente.
  • Causando um impacto positivo ambiental e social.
  • Gerando engajamento das equipes, diversidade e inclusão.
  • Gerando inovação e retorno financeiro de ponta a ponta.
  • Influenciando fornecedores e clientes.

Assim, quando uma organização planeja sua carteira de empresas terceirizadas, é importante analisar se tais parceiros compartilham os mesmos valores e propósitos. Caso contrário, é possível que a imagem da empresa fique comprometida por práticas contraditórias das empresas terceirizadas.

Assim, a escolha de parcerias estratégicas torna-se fundamental para o sucesso de um negócio e a manutenção da imagem da marca.

A Dinâmica Group adota práticas integradas com a responsabilidade ambiental e social, oferecendo soluções de logística para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados e personalizados para pequenas, médias e grandes empresas.

Ou seja, sempre focando na melhor experiência para o seu cliente por meio de um serviço logístico personalizado.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre o nosso blog.