Empresas precisam ser mais inclusivas e promover a diversidade

A falta de diversidade e inclusão em uma organização é um dos motivos por trás do aumento da rotatividade dos colaboradores nas empresas. Por exemplo, um estudo realizado pela Deloitte, nos EUA, apontou que 23% dos entrevistados disseram já ter deixado empregos para entrar em empresas mais inclusivas.

Apesar da importância de estarem em sinergia, diversidade e inclusão são conceitos diferentes, você sabia?! No post de hoje vamos entender mais sobre os conceitos de diversidade e inclusão, assim como compreender acerca da importância das organizações promoverem mais ações com esses objetivos.

Diversidade e inclusão: o que estes conceitos significam, afinal?

O conceito de diversidade pode ser definido como um substantivo que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade. Ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

Já no contexto social, a diversidade é a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, cultura, gênero, dentre outros aspectos, em um mesmo espaço. E por que a diversidade é tão importante nas organizações?

Estudos apontam que organizações que possuem maior diversidade não só apresentam retornos financeiros maiores, como também possuem um diferencial competitivo muito mais elevados.

Além disso, as soluções tendem a ser muito mais criativas, pois são pessoas com pontos de vista diferentes tentando resolver os problemas da organização.

Já inclusão, como pontua o Portal FIA, significa criar um ambiente propício para que a diversidade possa se estabelecer e prosperar. No mundo corporativo, ser inclusivo quer dizer definir estratégias que permitam acolher pessoas diversas e fazer com que elas tenham condições iguais de desenvolvimento em um ambiente organizacional seguro.

Assim, podemos dizer que a diversidade se relaciona com a representatividade, enquanto a inclusão tem a ver com adoção de medidas que permitam uma alteração cultural que favoreça a pluralidade.

Importância da diversidade e inclusão para as organizações

E por que cada vez mais as pessoas, assim como as organizações, têm falado, se preocupado e criado ações específicas para promover a diversidade e a inclusão?

A Consultoria McKinsey explica que, de acordo com as suas pesquisas mais recentes, há uma relação entre diversidade e a performance financeira das empresas. Por isso, as organizações podem criar estratégias de inclusão melhores para obterem uma vantagem competitiva.

Além disso, de acordo com o Portal CIEE, a diversidade pode ser um diferencial competitivo e está diretamente ligada à liberdade de expressão, ao respeito e à empatia, promovendo um clima organizacional mais amigável.

Por fim, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) traz algumas dicas de como uma empresa pode ser mais inclusiva. Por exemplo, através da alta liderança. Na prática, os líderes são os principais influenciadores e são as pessoas com poder de decisão.

A Dinâmica Group tem como propósito proporcionar um ambiente mais confortável para que, dessa forma, qualquer pessoa se sinta mais acolhida. Um time mais unido, é um time que sabe lidar com as diferenças, não é mesmo?!