Logística reversa de medicamentos: saiba mais

O descarte adequado de medicamentos é uma questão importante que muitos indivíduos não dão a devida atenção. Diversas vezes, quando as pessoas têm medicamentos que sobraram ou que venceram, elas simplesmente jogam no lixo comum ou descartam no vaso sanitário, o que pode causar sérios problemas ambientais e de saúde pública.

Os medicamentos descartados inadequadamente podem acabar chegando aos rios, lagos e oceanos, contaminando a água e prejudicando a vida marinha. Além disso, esses medicamentos podem acabar em mãos erradas, como crianças e animais de estimação, causando intoxicações e outros problemas de saúde.

O termo “logística reversa” quer dizer que o medicamento, descartado pelo cidadão, terá o fluxo invertido, retornando ao longo de sua cadeia de produção e distribuição para ter o seu descarte final ambientalmente adequado, sem agredir o meio ambiente. Importante destacar que o sistema para a logística reversa é de medicamentos domiciliares de uso humano, vencidos ou em desuso, e suas embalagens (fonte: gov.br).

Para entender melhor sobre o tema, no post de hoje vamos abordar a importância do descarte correto de medicamentos em desuso e o impacto positivo no meio ambiente.

O que acontece com o descarte incorreto dos medicamentos?

Como foi visto, o descarte inadequado de medicamentos pode ter um impacto significativo no meio ambiente e na saúde humana. Quando medicamentos expirados ou não utilizados são jogados fora no lixo comum ou descartados diretamente na água ou no solo, eles podem acabar poluindo o meio ambiente.

Muitos medicamentos contêm substâncias químicas que podem ser tóxicas para os seres vivos, como metais pesados, antibióticos, hormônios e produtos químicos utilizados na produção dos medicamentos. Quando esses produtos químicos são liberados no meio ambiente, podem contaminar a água potável, a terra e a fauna local. A ingestão desses produtos químicos também pode afetar a saúde humana a longo prazo, causando danos ao fígado, rins e outros órgãos.

Como descartar os medicamentos corretamente?

Descartar medicamentos de maneira adequada é essencial para proteger o meio ambiente e prevenir riscos à saúde humana e animal.

Vamos ver algumas dicas relacionadas com o descarte correto e responsável.

Não jogue no lixo comum

Medicamentos vencidos ou que não serão mais utilizados não devem ser jogados no lixo comum, pois podem acabar em aterros sanitários e contaminar o solo e as águas subterrâneas.

Leve até uma farmácia

Muitas farmácias possuem pontos de coleta para medicamentos vencidos ou não utilizados. Verifique se a farmácia mais próxima possui esse serviço e leve os medicamentos até lá.

Devolva ao fabricante

Alguns fabricantes possuem programas de devolução de medicamentos, especialmente aqueles que contêm substâncias consideradas perigosas para o meio ambiente. Entre em contato com o fabricante do medicamento para obter informações sobre como devolver os produtos.

Não descarte no vaso sanitário

Nunca jogue medicamentos no vaso sanitário, pois eles podem acabar contaminando a água e prejudicar a vida aquática. Além disso, as estações de tratamento de água podem não conseguir remover totalmente esses resíduos.

Armazene corretamente

Para evitar o desperdício de medicamentos, faça o armazenamento em local seco, fresco e protegido da luz. Isso ajuda a preservar a eficácia do produto e evita a necessidade de descarte desnecessário.

Descartar medicamentos de maneira adequada é essencial para proteger o meio ambiente e prevenir riscos à saúde. Para saber a farmácia mais próxima que pode receber o medicamento que será descartado, o cidadão pode acessar tanto o site do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), quanto o site da entidade gestora do setor farmacêutico: LogMed.

Nos sites indicados é possível encontrar ainda outras dicas para o descarte correto. A população também pode buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para tirar dúvidas sobre pontos de coleta, caso a própria UBS não o faça. O site da prefeitura do município também pode indicar se há locais de coleta para medicamentos em desuso (fonte: gov.br).

Gostou de saber da importância e de aprender como descartar corretamente os medicamentos e a logística reversa para este tipo de produto? A Dinâmica Group possui mais de 30 anos de experiência, sempre oferecendo soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados para um atendimento personalizado.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizadosFale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversalogística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre as novidades no nosso blog.