A importância da Black Friday para a retomada do varejo

Muitos segmentos do varejo começaram a se recuperar da queda do faturamento ocorrida durante o período de isolamento mais acentuado. Para isso, eles têm usado diversas datas comemorativas para alavancar as vendas.

Neste sentido, a Black Friday pode ser um grande impulsionador para a retomada. Por isso, no post de hoje vamos entender mais quais são as perspectivas para a Black Friday 2022 e ver como o varejo pode aproveitar esta data para impulsionar mais as vendas.

Qual é a importância da Black Friday para o varejo?

A Black Friday é um evento comercial muito popular nos Estados Unidos e é conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias. Ele acaba gerando muito movimento tanto nos comércios físicos como online.

A data surgiu nos Estados Unidos no século XIX e está diretamente ligada a um dos feriados mais importantes naquele país: o Dia de Ação de Graças.

A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro. Porém, é muito comum criar ações promocionais especiais para todo o respectivo mês,  tais como Black November.

Alguns números da Black Friday 2021

De acordo com o Relatório Black Friday 2021, houve um crescimento de 5,8% no faturamento em relação a 2020. No total, foram vendidos o equivalente a R$ 5,41 bilhões em mercadorias.

Além disso, o ticket médio também aumentou. No total, os clientes gastaram 6,4% a mais por pedido. Pelo portal Exame, o valor do ticket médio ficou em torno de R$753.

Uma outra curiosidade: a categoria que mais teve produtos vendidos na Black Friday foi a de Moda e Acessórios, com 35,4% do total de pedidos. Logo atrás dela estava a categoria de Beleza (27,5%), Alimentos e Supermercado (14,4%) e Farmácia e Saúde (6,3%).

Retomada para 2022: quais são as expectativas para 2022?

De acordo com o Portal Exame, para a Black Friday deste ano, 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto, um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra na data.

A área de Inteligência de Mercado da Globo lembra que o impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira. Por exemplo, em 2021, as promoções começaram mais cedo, com crescimento nos 11 primeiros dias de novembro (+31%) e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, cujo faturamento alcançou R$ 2,8 bilhões. A quinta-feira representou 25% de tudo o que foi vendido.

Alguns fatores, inclusive, levaram os consumidores a fazer uma compra não planejada, como frete grátis (38%), descontos (37%), entrega rápida (23%) e pagamento flexível (16%).

Sabendo disso, é importante que o varejo, principalmente o online, crie ações estratégicas específicas para atender a essa demanda que pretende consumir durante o período. Inclusive, priorizando a questão da logística para não impactar, negativamente, na experiência do consumidor.

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