A importância da personalização dos serviços

Os consumidores de hoje buscam uma experiência de compra mais personalizada, onde eles se sintam valorizados e compreendidos.

Um estudo realizado pela Applause revelou que 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que lembram deles e são capazes de fazer recomendações relevantes.

E diante de tanta concorrência, a personalização de serviços é cada vez mais importante no varejo, pois permite que as lojas ofereçam uma experiência única e diferenciada aos seus clientes. A personalização tem se tornado, assim, um fator determinante para a fidelização dos clientes e para a diferenciação da marca em relação à concorrência.

Para entender melhor sobre esse tema, no post de hoje vamos explicar o que é a personalização dos serviços e a importância dessa experiência para se tornar destaque entre os concorrentes.

O que é personalização de serviços?

Em um cenário tão competitivo como temos nos dias de hoje, é preciso se diferenciar e a personalização é essencial para o caminho do sucesso no varejo.

Oferecer um atendimento personalizado e customizar a jornada do cliente são apostas que não podem ficar de fora.

Desta forma, oferecer uma experiência personalizada é conhecer o cliente em sua individualidade e contar com apoio das soluções tecnológicas. É importante coletar e analisar dados para oferecer produtos e serviços adequados ao perfil de cada cliente, com a segurança necessária.

Qual a importância dessa personalização?

Estamos numa fase em que as experiências vivenciadas durante a jornada de compra do consumidor serão cada vez mais importantes.

Segundo uma pesquisa divulgada pela McKinsey and Company, no final de 2021, 71% dos consumidores esperam receber interações personalizadas das empresas. Em contrapartida, 76% sentem frustração ao não encontrar essas experiências.

A personalização dos serviços permite as lojas conheçam melhor seus clientes, entendam as suas necessidades e desejos e ofereçam soluções que sejam específicas para cada um deles.

Quando os clientes sentem que estão sendo atendidos de maneira personalizada, eles ficam propensos a comprar mais e a recomendar a loja para seus amigos e familiares, além de construir uma relação de confiança entre a marca e o cliente.

Como personalizar os serviços?

O mundo está digitalizado. Por isso, os clientes estão cada vez menos engajados com as marcas. Para se sobressair, o varejista realmente precisa ativar campanhas personalizadas para ganhar a atenção do público.

Veja algumas estratégias para alcançar a personalização no varejo de forma eficaz e tornar a experiência do cliente cada vez mais incrível:

Conte com a tecnologia

Tome decisões importantes para personalizar experiências, sempre contando com a ajuda da tecnologia.

Por exemplo, invista em um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente eficaz.

Colete os dados do cliente de forma assertiva

Coletar os dados dos clientes de forma assertiva significa ir mais a fundo, analisando dados como o histórico de compras, para direcionar as ações de Marketing e Vendas de acordo com cada perfil.

Recolher as informações dos clientes não é suficiente, é importante entender e utilizar essas informações considerando todas as ações dos consumidores, assim você proporcionar a personalização da experiência de compra de cada cliente.

Esse passo é fundamental para desenvolver uma estratégia focada na personalização.

Personalização de campanhas promocionais

Com os dados corretos, é possível criar campanhas exclusivas como, por exemplo, para o dia do aniversário do cliente, de acordo com o seu histórico de compras, de acordo com o seu comportamento on-line, campanhas por localização geográfica e muito mais.

Assim, é possível oferecer cupons e descontos personalizados, em busca da fidelização do cliente.

Acompanhamento da jornada de compra

Entender o comportamento do consumidor não é o suficiente, é preciso ir além e acompanhar constantemente a jornada de compra de cada cliente e mapear todas as suas ações.

Desta forma, será possível desenvolver um relacionamento mais próximo e de confiança com o cliente, gerar mais valor para a sua marca e ganhar novas oportunidades de vendas.

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