A importância de uma logística omnipresente

Entenda os novos hábitos de consumo e veja a importância de uma logística omnipresenteO surgimento e a ampliação do uso de novas tecnologias têm trazido diversos impactos para o setor varejista, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Neste sentido, é fundamental que as empresas pensem em uma estratégia omnichannel.

Por isso, no post de hoje vamos entender sobre os novos hábitos de consumo e ver a importância de uma logística omnipresente.

Novos hábitos de consumo

Cada vez mais o consumidor está imerso na digitalização de hábitos e, obviamente, que isso se reflete na forma como ele consome.

Para termos uma ideia de quanto o brasileiro está conectado: uma pesquisa da We Are Social (2021) revelou que o brasileiro passa mais de 10h na internet por dia. Deste total, mais de 3 horas por dia são dedicadas apenas às mídias sociais.

Já segundo dados da CEB Marketing Leadership Council, 82% dos consumidores preferem pesquisar produtos de marcas multicanais antes de fechar negócio. Com isso, o varejo tem se reinventando: há a necessidade de investimento em uma presença digital assertiva e, ao mesmo tempo, as lojas físicas tornaram-se parte de sua estratégia de vendas mais ampla. 

Consumidor brasileiro e o omnichannel (multicanalidade)

Cada vez mais, o consumidor brasileiro tem um comportamento omnichannel. Por exemplo, a experiência de comprar um produto online e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa nunca esteve tão rotineira entre os consumidores.

De acordo com a pesquisa Carat Insights Projeções para o Varejo 2022, 70% dos brasileiros já tiveram experiências de compra omnichannel e 50% o fazem cotidianamente. Além disso, quase 9 a cada 10 respondentes (88%) acreditam que as lojas físicas e online devem estar cada vez mais integradas.

A logística omnipresente

E para atender a esse consumidor que tem uma jornada por diversos canais diferentes, é necessário uma logística omnipresente, não é mesmo?

De acordo com o Painel Logístico, as empresas não podem mais lidar com suas lojas físicas e de comércio eletrônico separadamente. O Portal PagSeguro pontua que, para alguns consumidores, há a preferência em ir até uma loja e sair com o produto na hora. Para outros, o melhor é comprar online sem sair de casa. O que não muda é que é o cliente quem decide a melhor forma.

Por isso, a logística precisa adquirir um papel omnipresente e integrado, sempre com rapidez, qualidade e eficiência.

Assim, a logística omnipresente precisa acompanhar essas mudanças no comportamento dos consumidores que, cada vez mais, procuram por boas experiências de compra do início ao fim.

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