A logística como ponto de mudança dentro das empresas

Mais do que nunca, todo este período da pandemia mostrou que estabilidade não existe e que apenas as organizações que conseguem se adaptar aos mais diferentes contextos irão sobreviver e crescer.

Assim, a versatilidade, adaptabilidade e a gestão de mudanças tornam-se conceitos cada vez mais presentes (e necessários) dentro das empresas de sucesso.

Para entender mais acerca da importância da gestão de mudanças e o papel da logística, este é o tema do nosso post de hoje.

O que é gestão de mudanças?

De acordo com o Portal Zendesk, a gestão de mudanças organizacionais são as práticas que as empresas adotam para que os colaboradores se adaptem às mudanças que estão ocorrendo em sua forma de operar e de lidar com o mercado.

Assim, o maior objetivo é evitar a queda de produtividade e promover um clima organizacional positivo, gerando mais engajamento das equipes na efetivação dessas mudanças. 

A gestão de mudanças trabalha com os seguintes pilares: planejar, aplicar, medir e monitorar ações de gestão do fator humano para e evitar que as resistências humanas naturais não sejam uma barreira para que os objetivos estratégicos que motivaram um investimento sejam atingidos ou, até mesmo, superados.

E qual é a natureza destas mudanças? Essas mudanças podem ser diversas, ou seja, podem ocorrer em diferentes aspectos da organização, tais como:

  • Processos;
  • Métodos;
  • Tecnologias;
  • Logística;
  • Estruturas físicas;
  • Cultura organizacional;
  • Parcerias externas;
  • Dentre outros.

Como surgiu o conceito de Gestão de Mudanças?

O conceito de gestão de mudanças remonta ao início da primeira metade do século XX, sendo os principais expoentes:

  • modelo de três fases para a mudança,de Kurt Lewin, foi desenvolvido na década de 1940;
  • O livro de Everett Rogers, Difusão de Inovações, que foi publicado em 1962.

Porém, apenas na década de 1990 que a gestão de mudança se tornou bem conhecida no ambiente de negócios, tornando-se bem popular a partir dos anos 2000.

Por que a logística é tão importante para a empresa?

Cada vez mais as empresas têm percebido a importância da logística para os resultados do seu negócio.

Sabemos que, muitas vezes, as organizações tentam se diferenciar dos seus concorrentes por meio de uma tecnologia de ponta, ações de branding, alta qualidade. Todos estes aspectos influenciam (e muito) a decisão do consumidor.

Porém, o CanalTech traz o seguinte exemplo: imagine um cliente que adquire um produto de alto valor com a expectativa de tê-lo rapidamente e em perfeitas condições. Se a empresa não possuir a estrutura logística adequada, corre-se o risco do produto chegar ao consumidor fora do prazo, com avarias ou, até mesmo, que a entrega do produto não seja exatamente aquilo que foi pedido, causando, consequentemente, sua devolução e a insatisfação do cliente.

Ou seja, com este exemplo, fica evidente as consequências de uma logística ineficiente impactando, de maneira negativa, em toda experiência do cliente em relação à determinada marca.

Por isso, cada vez mais a logística tem desempenhado função estratégica nos mais diferentes negócios. E muitas empresas optam por criar parcerias estratégicas nesta área. Assim, há uma garantia de ter um alto grau de expertise, comprometimento e qualidade.

E como a logística pode ser um ponto de mudança dentro das empresas?

Como vimos, a logística está envolvida em todo o ciclo do produto, do ponto de origem da matéria-prima ao ponto de consumo, bem como no retorno dos resíduos, embalagens, dentre outros.

Por estar presente ao longo de todo o processo, é fundamental que esses processos sejam planejados e executados de maneira estratégica agregando, assim, valor ao negócio como um todo.

E, muitas vezes, implementar essa mudança de cultura e de processos pode ser desafiador. Neste contexto, criar um ambiente em que se priorize uma gestão de mudanças estruturada pode ser essencial para a implementação de parcerias estratégicas sem muitas resistências internas.

O processo de mudança em qualquer setor competitivo é necessário, independentemente do tamanho ou tempo de existência da empresa. Porém, devemos levar em consideração a importância da gestão de mudanças com objetivos estratégicos.

Ou seja, mesmo que os colaboradores e parceiros atuem em ambientes dinâmicos e de constantes desafios e mudanças, é natural que, em alguns casos, haja dificuldades de aceitação ou adaptação a essas mudanças necessárias. Assim, estruturar uma gestão de mudanças é fundamental para uma implementação efetiva de qualquer ação.

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