A morte do 0800: O WhatsApp e o poder da mensagem para engajar o cliente

Com a evolução da tecnologia, muitas empresas migraram para o digital, facilitando e aumentando as vendas, o branding e, principalmente, a comunicação com o cliente.

O SAC, ou o 0800, estão disponíveis como canais de atendimento ao consumidor, mas o WhatsApp se tornou um importante aliado para as empresas otimizarem seus processos.

No post de hoje vamos entender como o WhatsApp surgiu como oportunidade e facilitador de comunicação entre empresas e clientes.

Afinal, o que é 0800?

A Discagem Direta Gratuita (DDG), conhecido popularmente como o 0800, é canal de atendimento gratuito entre consumidor e empresa, seja para solucionar um problema, obter informações ou enviar sugestões.

O 0800 é como se fosse o SAC, porém, por meio telefônico. Suas funções são as mesmas: transparência, acessibilidade e comunicação eficiente, fortalecendo o vínculo do cliente com a empresa.

O poder do WhatsApp na comunicação com o consumidor

Apesar do 0800 estar ativo nas empresas como um solucionador de comunicação, o WhastApp se transformou em uma importante ferramenta no mundo corporativo.

Com a pandemia do coronavírus, no Brasil, intensificou-se ainda mais o uso deste aplicativo para vendas e comunicação com o consumidor. Isso por que ele está presente em 99% dos smartphones nacionais, de acordo com a Mobile Time.

Mas por que esta ferramenta tem crescido na comunicação entre empresas e clientes?

Além de criar uma relação com maior proximidade entre o consumidor e a empresa, o WhatsApp produz uma forma de tratar com carinho as dúvidas, sugestões e críticas desses consumidores.

O próprio WhatsApp criou um modelo próprio para negócios, chamado de WhatsApp Business, possibilitando a empresa:

  • Montar um catálogo com seus produto ou serviços,
  • Inserir informações como local de atendimento e horário de funcionamento;
  • Sistema de pagamento via WhatsApp.

O WhatsApp como canal de fidelização do cliente

O 0800, ou o SAC, quando bem estruturados e preocupados com a experiência do consumidor, fidelizam clientes mesmo quando entram em contato para para abrirem uma reclamação.

O WhatsApp, por sua vez, tem uma capacidade e velocidade muito maior para fidelizar clientes, pois cria uma conexão com valor humano entre o cliente e a empresa.

Mas para alcançar esta conexão é preciso construir um relacionamento profundo, entendendo com empatia a real necessidade do cliente, trazendo sua dor para perto e entregando um resultado com rapidez e segurança.

Conforme a Huggy aponta, alguns passos para fidelizar esses clientes são:

  • Capacitar a equipe de atendimento para melhores resultados;
  • Dominar os recursos do WhatsApp Business;
  • Entender o momento de comprar do cliente;
  • Criar uma experiência personalizada;
  • Ter um atendimento pós-vendas qualificado.

Principais desafios do uso do WhatsApp para a comunicação entre empresa e cliente

O WhatsApp, apesar de ser um grande aliado, traz alguns desafios quando não usado de maneira correta.

De acordo com Consumidor Moderno, estes desafios estão relacionados com a fragilização da imagem da empresa (quando há muitos erros ortográficos, por exemplo), assim como o sentimento de imediatismo por parte dos clientes.

Os erros ortográficos podem descredibilizar a empresa, além de gerar um ruído na comunicação. É desconfortável ler frases com erros de português. Porém, é importante frisar que a conversa deve ser humanizada e não robotizada.

Enquanto o sentimento de imediatismo pode gerar um risco de perda de vendas, pois a empresa não estará disponível 24 horas por dia e muitas pessoas estão acostumadas a responderem e serem respondidas muito rapidamente.

Contudo, o WhatsApp é muito importante para uma empresa, podendo ser um grande aliado do 0800.

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