Como as empresas conseguem manter os clientes depois da compra?

Em um mercado que sofre constantes mudanças e apresenta clientes tão exigentes, há a necessidade de que as empresas ofereçam mais do que produtos e serviços.

O processo de compra não se trata somente de uma aquisição, e sim de uma experiência completa que inclui o atendimento, a relação de marca e consumidor, dentre outros fatores.

Geração de confiança

Empresas que estão focadas apenas em seus produtos e serviços acabam deixando de lado as estratégias de pós-venda por acreditarem que quantidade é melhor que qualidade. Aí é que mora o perigo. Ao investir em ações de pós-venda, as empresas garantem faturamento a longo prazo, tudo com base em uma relação de reciprocidade e confiança.

Quando o consumidor confia na marca, recomenda a empresa para seus contatos, fala bem dela na internet, participa de ações de incentivo (como promoções, pesquisas e eventos) e transmite toda a satisfação em ser cliente da organização toda vez que comenta sobre uma compra com alguém.

Vantagens do pós-venda

Toda estratégia desenvolvida para melhorar o atendimento ao cliente e gerar satisfação contribui com a rentabilidade de qualquer negócio. Confira algumas das principais vantagens:

  • Identifica problemas no processo de vendas;
  • O cliente satisfeito indica a empresa para outras pessoas;
  • Auxilia a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
  • Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
  • Maximiza o lucro da empresa;
  • Gera diferencial competitivo.

Um exemplo de respeito ao consumidor

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Unilever Brasil por meio de SAC interagiu com cerca de 2,5 milhões de consumidores, sendo 61% via redes sociais e 30% via tradicional.

“40% das vezes eles nos procuram para dúvidas de uso e onde comprar, além de sugestões e elogios. É uma imensa massa de dados que alimenta a organização de insights e de oportunidades de melhoria dos nossos produtos e serviços”, relata Betania Gattai, Latam CEC Cluster Leader.

Tanta dedicação do time de SAC é reconhecida por quem mais importa: os próprios consumidores. Nada menos que 80% deles avaliam o serviço como excelente, fazendo com que, nestes 90 anos da Unilever no Brasil, a área seja merecidamente um case de sucesso no país quando o assunto é atendimento ao consumidor.

O caminho do sucesso

Entendeu a importância do pós-venda? Confira 4 técnicas para transformar o SAC em um grande diferencial para a sua marca.