Como criar ações para promover mais lealdade dos seus clientes?

Uma empresa que foca em ter um portfólio de clientes fidelizado e leal, também se preocupa com a sua experiência durante a jornada de compra. E os clientes, por sua vez, se tornam leais a marca por se identificarem com os valores e qualidade desta empresa.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos abordar como a lealdade é uma grande vantagem para as empresas e como a logística personalizada pode ser parte fundamental deste processo.

O que é lealdade do cliente?

A relação de lealdade do cliente se dá pelo seu comprometimento com a marca. Conforme o portal Track.co expõe, o cliente leal é aquele menos sensível à localização da empresa, mudanças de preço e promoções.

Ou seja, é aquele cliente que não se importa de pagar mais caro ou de ir a uma determinada loja, mesmo sendo mais longe.

É importante diferenciar a fidelidade da lealdade. Enquanto a fidelidade é apenas uma decisão do cliente consumir de novo aquela marca, a lealdade é um compromisso estável e muito mais profundo.

Mas toda empresa quer ter mais clientes, mas muitas não querem construir uma relação profunda com o seu cliente, conforme pontual o portal Consumidor Moderno.

Para conquistar e construir uma conexão com o consumidor é preciso investir, ou seja, existe um custo financeiro de aquisição por cliente.

Afinal, o que é o custo de aquisição por cliente?

De forma objetiva, o Custo de Aquisição por Cliente, conhecido pela sigla CAC também, refere-se aos investimentos realizados para conquistar um cliente.

Segundo a Rock Content situa, para calcular este custo é preciso somar todos os investimentos feitos em Marketing e Vendas para adquirir este novo cliente e dividir pelo número de clientes conquistados dentro de um período.

A importância deste calculo é mensurar o valor que a empresa paga para ter esses clientes e, assim, ter dados para identificar quais ações de Marketing estão gerando resultados ou não.

Como ter clientes leais de maneira mais eficiente?

Com o CAC calculado, é possível entender se o seu custo de aquisição por cliente está elevado ou não, a depender do segmento e porte da sua empresa. E umas das formas mais eficientes de reduzir este métrica, é fidelizar os seus clientes.

Os clientes leais são menos impactados pelo aumento de preço, sem se importar em pagar mais para ter uma boa experiência de compra.

Conforme o portal Marketing Dive aborda, um aumento de fidelidade de 7% pode aumentar os lucros vitalícios por cliente em até 85%.

Existem 4 principais maneiras de construir esta lealdade com o seu cliente:

  • Tenha um atendimento único e excepcional: um atendimento humanizado gera segurança, confiança e aproxima o sue cliente da sua marca. Para isso, é necessário treinar a equipe com habilidades comunicativas;
  • Otimize processos: ofereça uma experiência omnichannel, com agilidade, eficácia e qualidade;
  • Forneça recompensas: para gerar encantamento, invista em programas de recompensas para valorizar o cliente e fazer com que ela se sinta especial;
  • Foque na experiência do cliente: ter uma experiência satisfatória com uma marca é o que motiva os clientes a serem leais a ela. Cada etapa tem que gerar um impacto positivo no cliente, desde a compra, a entrega e, até mesmo, um pós-vendas que gere mais conexão. 

Como uma logística personalizada pode gerar clientes mais leais?

Uma boa experiência do consumidor é um dos fatores mais decisivos para ele se fidelizar e, consequentemente, ter um sentimento de lealdade a uma determinada empresa.

Uma logística personalizada é capaz de auxiliar a marca neste processo e ainda melhorar, significativamente, a percepção positiva do cliente.

Além de ter um sistema integrado, ágil e eficaz, a logística personalizada preza pelo cuidado das cargas e pela particularização de cada empresa. Isso faz com que o cliente identifique toda a preocupação da empresa com cada etapa, e não somente com a venda.

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