Sabemos que, cada vez mais, os clientes estão exigentes, seja devido ao número de empresas concorrentes que oferecem produtos similares, assim como o “poder” trazido pela internet. É muito simples encontrar algo para comprar online e, com a evolução dos processos logísticos, chega em poucos dias na casa do consumidor, não é mesmo? Esse é o cliente figital, a realidade para muitos negócios.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é figital e ver qual o seu impacto para a comunicação de uma empresa.
Mas o que é figital?
Pode parecer uma palavra pouco usual, mas certamente muitas empresas aplicam este conceito. O figital é a fusão entre as palavras “Físico” e “Digital”.
De acordo com o Portal Resultados Digitais, quando uma empresa se propõe a fazer parte desta do figital, isso significa que os seus processos on e offline estão integrados. Ou seja, este conceito pode ser encarado como uma releitura do consumidor omnichannel (também conhecido como omnishopper).
Um estudo da Shopper Story mostra que os seguintes comportamentos são comuns dos clientes figitais:
- Webrooming: ele pesquisa online antes de comprar em uma loja física;
- clicar e coletar — também faz compras online para retirar em uma loja ou quiosque;
- scanning/scramming: em suas pesquisas, ele pode digitalizar um produto na loja para encontrar uma oferta melhor online;
- showrooming: após ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista;
- clicar e enviar: compra um produto online enquanto está na loja física.
Algumas ações no figital para o seu negócio
Ser figital pode ser mais simples do que muitas empresas imaginam. Seguem alguns exemplos de ações:
- Invista em um sistema ERP: Os sistemas de enterprise resource planning, ou planejamento de recursos empresariais, são fundamentais para uma maior integração (e agilidade) do negócio como um todo.
- Tenha um Catálogo Online (caso você não possa implementar um e-commerce). Ou seja, seu cliente pode começar a sua jornada de compra online e terminar na sua loja fisica (e vice-versa).
- Ofereça compra online e retirada na loja.
Como o figital pode humanizar a comunicação de uma empresa?
Oferecer uma experiência diferenciada para um cliente é fundamental para fidelizá-los. E, neste contexto, cada vez mais oferecer conexão é essencial.
De acordo com o Portal Administradores, as estratégias de comunicação no meio figital devem entender o que quer esse consumidor, além de estabelecer uma comunicação humanizada na qual ele possa se sentir prestigiado.
Assim, entender como isso funciona é fundamental para estabelecer novas estratégias e direcionar as ações da empresa.
Um exemplo de ação: oferecer atendimento via chat, tanto com a opção humana como a opção com bot para as dúvidas mais comuns. Uma pesquisa da Juniper Research, os gastos globais com inteligência artificial no varejo podem chegar a US$12 bilhões, e os bots possuem a vantagem de economizar mão de obra no dia a dia, além ad sua disponibilidade 24/7.
Assim, do atendimento na loja física ao chatbot, a empresa precisa ter o mesmo tom de comunicação, a mesma “voz”, assim como o mesmo discurso.
Ou seja, criar ações que levem em consideração este ambiente (e consumidor) figital é essencial para o sucesso dos negócios.
Gostou de saber mais sobre os impactos do figital para a comunicação da empresa?
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