Como testar um produto antes de lançar no mercado?

O lançamento de um novo produto no mercado requer um alto investimento, e o resultado desse projeto pode determinar o futuro de uma empresa. Para evitar riscos é fundamental realizar um teste de mercado.

Segundo Philip Kotler, o teste de mercado consiste em lançar o novo produto em um cenário autêntico, para identificar o tamanho do mercado e como os consumidores e revendedores reagem ao manuseio, uso e recompra desse produto.

Portanto, separamos algumas dicas de como de realizar esses testes. Confira:

1. Crie protótipos

Protótipo é o termo usado para se referir à modelo ou molde para futuras produções. Os protótipos são uma das maneiras mais práticas e efetivas de testar um produto. Afinal, por meio deles é possível verificar a aceitação da ideia sem ter muitos gastos.

2. Faça testes práticos

Nessa etapa o protótipo é disponibilizado a um grupo de consumidores ou até mesmo pessoas de confiança, que vão fornecer um feedback sincero.

Dessa forma é possível entender se o produto está pronto para ser lançado e fazer correções pontuais antes desse lançamento.

3. Realize pesquisas

Outra maneira de testar o seu produto é realizando pesquisas. Fazer esse tipo de ação não é difícil.

Primeiramente apresente seu produto de forma geral. Depois disso é preciso entender como as pessoas perceberam a sua ideia do produto, e a melhor maneira de medir essa questão é trabalhar com perguntas de escala, tal como “de 0 a 10, quanto você acha que essa ideia resolve o seu problema?”.

Esse tipo de técnica pode ser aplicado em pesquisas com amigos, futuros clientes e até com pessoas desconhecidas. O objetivo dessa prática é confirmar se a ideia realmente possui potencial para ser transformada em um produto, ajudando o empreendedor a avaliar se vale a pena continuar investindo nela.

4. Olhe para o mercado

Por fim, a última maneira de testar um produto é olhar para o mercado, entender a concorrência e saber o que pode ser desenvolvido de diferente nessa questão. Sendo assim, busque dados concretos para moldar o seu produto e evite basear-se em achismos.

Gostou do post? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdo como este.