Como transformar a logística da sua empresa em uma vantagem competitiva?

Logística personalizada para empresas

No mercado atual, ter uma infraestrutura adequada, assim como uma marca bem posicionada e uma boa estratégia de marketing nem sempre são ações suficientes para gerarem uma verdadeira vantagem competitiva para uma empresa.

Se durante muitas décadas a logística foi vista apenas como uma atividade operacional, atualmente ela adquiriu um papel estratégico para a maior parte dos negócios.

Por isso, no post de hoje vamos entender a importância da logística e ver como transformá-la em um grande diferencial competitivo para o seu negócio.

Por que a logística é tão importante para o seu negócio?

Muitas vezes, as organizações tentam se diferenciar dos seus concorrentes por meio de uma tecnologia de ponta, ações de branding, alta qualidade…. Sim, todos estes aspectos influenciam (e muito) a decisão do consumidor.

Porém, o CanalTech traz o seguinte exemplo: imagine um cliente que adquire um produto de alto valor com a expectativa de tê-lo rapidamente e em perfeitas condições. Se a empresa não possuir a estrutura logística adequada, corre-se o risco do produto chegar ao consumidor fora do prazo, com avarias ou, até mesmo, que a entrega do produto não seja exatamente aquilo que foi pedido, causando, consequentemente, sua devolução e a insatisfação do cliente.

Ou seja, com este exemplo, fica evidente as consequências de uma logística ineficiente impactando, de maneira negativa, em toda experiência do cliente em relação à sua marca e empresa.

A logística pode ser uma vantagem competitiva?

Podemos dizer que a credibilidade de uma empresa é reflexo do valor percebido que o consumidor tem em relação ao produto e/ou serviço que ele vai adquirir.

De acordo com o TecHoje, as empresas brasileiras, cada vez mais, estão em busca de uma maior competitividade e uma oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos seus clientes.

Desta forma, para garantir a eficiência do negócio, muitas empresas têm apostado na logística como diferencial competitivo para se manterem no mercado e, além disso, ampliar as suas conquistas.

Neste contexto, a logística torna-se uma ferramenta estratégica capaz de garantir a melhoria do nível de rentabilidade nos serviços relacionados aos clientes finais.

Terceirização da logística para aumentar a vantagem competitiva do negócio

Uma logística personalizada orientada para o cliente final é uma operação que demanda um alto investimento por parte da empresa quando ela decide fazer isso de maneira centralizada e interna.

Em contrapartida, optar pela terceirização pode trazer uma grande vantagem competitiva para empresa e ainda:

  • Maior eficiência;
  • Melhoria do nível de satisfação;
  • Redução de custos;
  • Aumento do nível tecnológico.

A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados e personalizados para pequenas, médias e grandes empresas. Ou seja, sempre focando na melhor experiência para o seu cliente.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre o nosso blog.