Conheça a responsável pela maior empresa de logística reversa da América Latina

Por trás de grandes empresas sempre existiram profissionais comprometidos com a sua missão. Com a Dinâmica Group não é diferente e a Marina Ribas é a prova disso. Marina começou como sócia, enfrentou vários desafios para fazer o negócio crescer e hoje é a diretora executiva da maior empresa de logística reversa da América Latina.

Em entrevista, ela nos contou de cada detalhe da sua trajetória com a Dinâmica Group, confira.

O começo

Marina é advogada e administradora de empresas. No início da empresa, nos idos dos anos 1990, ela ainda cursava Direito e conciliava os estudos com o trabalho, sem imaginar a grande proporção que os negócios tomariam futuramente.

Ela conta que a demanda começou antes da consolidação do Código de Atendimento do Consumidor, as empresas já percebiam a importância de escutar seus consumidores e sabiam o quanto eles poderiam contribuir. Já entendia a importância de trabalhar pela satisfação dos clientes e prezar por uma boa relação entre empresa e consumidor. “Na época, o que era mais comum era o atendimento telefônico e até mesmo por carta”, relembra.

Veio o Código de Defesa do consumir, as pessoas passaram a prestar mais atenção a seus direitos. Fabricantes perceberam esta mudança de comportamento e o quanto isto seria relevante para a relação comercial

A economia Brasileira já não era mais tão fechada. A Globalização trouxe novas empresas para o Brasil e com isto mais concorrência.

Qualidade e inovação tornaram-se importantes vantagens competitivas para as empresas. Os consumidores tinham mais alternativas no momento da decisão de compra e isto mudou seu comportamento.

Novas tecnologias, internet e redes sociais mudaram completamente o comportamento destes consumidores, por outro lado trouxe maior capacidade de interação entre fabricante e consumidores.

Foi neste cenário que a Dinâmica se destacou, como um parceiro estratégico nesta relação, cuidando de uma parte deste processo tão importante e tão específico, a logística reversa.

“A partir dos anos 2000, com a consolidação de leis na área de Direito do Consumidor, as empresas passaram a buscar serviços especializados no atendimento ao consumidor, onde a Dinâmica Group se posicionou e desde então conquistou a liderança de mercado no Brasil e América Latina, o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta Marina.

O que faz a Dinâmica Group ser a maior empresa de logística reversa da América Latina

O sucesso da empresa, considera Marina, se deve aos valores que guiam a gestão, dentre eles a transparência que existe em todo o processo, a busca constante por inovação, perceber o mercado e se adaptar a ele, Marina explica que uma das prioridades de seu trabalho é ser referência em uma relação franca. Em suas próprias palavras, “essa é a parte mais importante”. Mesmo com a modernização dos processos de controle de qualidade, a Dinâmica Group mantém a valorização humana e seus vínculos com os clientes. E é enfática em dizer que dessa valor a Dinâmica não abre mão. “Nosso maior patrimônio são os funcionários, que faço questão que participem da gestão. Recentemente criamos o projeto Dinâmica 2020, em que a equipe toda se envolveu para definir metas, objetivos e ações para os próximos três anos”, divulga.

O que podemos esperar da Dinâmica Group nos próximos anos

Para garantir ainda mais resultados para o futuro da empresa, Marina está focada em continuar a cumprir seu propósito da melhor forma: atender com excelência e prover soluções de logística reversa que beneficiem os clientes (empresas atendidas) e os consumidores destes clientes. Por isso, a visão de Marina para os próximos anos se resume em uma palavra: inovação: “Nos próximos três anos, nossa meta é desenvolver e implementar novas formas de atender o consumidor e aperfeiçoar sempre a relação entre empresas e clientes.

Sabemos que o consumidor mudou, muda a cada dia, nossos clientes também, o mercado está em constante evolução queremos fazer parte desta mudança, mais do que isto, queremos ajudar a promover esta mudança.

Estamos a frente neste mercado e queremos continuar assim, nos apoiamos em consultorias e pesquisas para entendermos quais as particularidades, necessidades de nossos clientes e também novos mercados, buscando disponibilizar​ ​estrutura​ ​e​ ​processos​ ​que​ ​atendam​ ​também​ ​às​ ​outras​ ​modalidades​ ​de​ ​logística reversa​ ​como por exemplo a ​indústria​ ​farmacêutica.

O desafio é grande, mas está no nosso DNA buscar por eles.