Consumidor do futuro: quem é e o que sente?

Grandes alterações ocorreram na forma de consumir ao decorrer do tempo. Com a pandemia, o ritmo de aceleração digital aumentou ainda mais, havendo mudanças em todas as áreas da vida.

Assim, para entender as mudanças do mercado é necessário ver quem é o consumidor do futuro, para assim preparar o mundo para essa nova forma de consumir.

No post de hoje vamos compreender mais quem é este consumidor do futuro e algumas principais tendências.

Os passos para entender a futura forma de consumo

O consumo está passando (e vai passar) por grandes transformações. E como essas transformações acontecem?

De acordo com a pesquisa da WGSN:

  • As mudanças rápidas na tecnologia e na sociedade causam um sentimento de apreensão, gerando um choque cultural;
  • As pessoas estão cada vez mais conectadas, criando uma sobrecarga emocional através dos excessos de estímulos;
  • O otimismo realista será essencial para o consumidor do futuro, pois é considerado um “antídoto para a positividade tóxica”, ajudando a encarar a realidade como ela é;
  • E, por fim, o excesso de novidades não gera encantamento, sendo necessário resgatar esse sentimento de fascinação que foi deixado de lado nos últimos anos.

O consumidor do futuro

Podemos dizer que os consumidores do futuro estarão mais analíticos e críticos, tanto em relação ao tratamento que recebem quanto a forma das marcas oferecerem seus produtos e os impactos causados.

Os sentimentos do consumidor do futuro

Com a pandemia e sua nova perspectiva de vida, as pessoas ficaram sobrecarregadas com a sensação de terem que “dar conta de tudo”, gerando a necessidade de serem multitarefas.

Porém, uma pesquisa demonstrou que apenas 2% das pessoas são capazes de serem multitarefas, conforme o Globo pontua. Então, como fica os outros 98%? Esgotados.

Então, segundo o Consumidor Moderno,  os sentimentos em volta do consumidor do futuro serão:

  • Sobrecarga mental e emocional;
  • Desequilíbrio sensorial, causado pelo excesso de estímulos constantes;
  • Maturidade em relação as crises que ocorrem ao longo da vida;
  • E mais empatia e menos ansiedade através do resgate do encantamento, como já citado anteriormente.

Qual o perfil do consumidor do futuro?

Ainda sobre o estudo da WGSN, a empresa identificou os três principais perfis deste consumidor do futuro, que são:

  • Estabilizadores: grupo formado na maioria por Millennials e Geração X. Em todos os aspetos da vida priorizam a estabilidade;
  • Comunitários: parecido com a geração anterior, com formação por Millennials e Geração X. Querem fincar raízes em suas comunidades, mas, não em suas carreiras;
  • Novos otimistas:por diversos grupos etários, Geração Z ao Baby Boomers, o mais marcante desse grupo é o desejo por felicidade. 

Quais as tendências do consumidor do futuro?

Com uma visão crítica e ampla, principalmente pela facilidade de acesso a informações, estes consumidores terão tendências em escolher empresas muito ligadas com temas sociais, meio ambiente e econômico.

Para isso as empresas precisam investir em:

  • Atendimento mais humanizado;
  • Comércio em livestream;
  • Entender o perfil dos clientes;
  • Apresentar a marca, os valores e objetivos;
  • Simplicidade;
  • A evolução dos serviços sob demanda;
  • Observar as tendências de mercado;

Mas como lidar com o consumidor do futuro?

Compreender o novo estilo de vida do consumidor cada vez mais exigente não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante que as empresas criem estratégias para se adaptar a cada fase. 

Além de realizar ações pautadas no meio ambiente e no meio social, as empresas devem adotar uma estratégia de multicanal para atender todas as demandas dos clientes em todos os espaços, exigindo constante inovações por parte das empresas. 

Gostou de saber mais sobre o consumidor do futuro? A Dinâmica Group possui mais de 30 anos de experiência, sempre oferecendo soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados para um atendimento personalizado.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizadosFale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversalogística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre as novidades no nosso blog.