Customização em massa: o futuro da sua empresa

Customização em massa

Olha que fantástico: imagine uma organização que fosse capaz de customizar todos os seus produtos para cada um de seus clientes. Você concorda que isso pode ser um enorme desafio? Porém, muitas empresas estão adotando, exatamente, esta estratégia e com resultados incríveis.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é customização em massa e ver como uma logística personalizada pode transformar a estratégia do seu negócio.

Afinal, o que é customização em massa?

De acordo com o Mundo do Marketing, a expressão “customização em massa” foi popularizada por Joseph Pine, que está relacionada com “desenvolver, produzir, comercializar e entregar produtos e serviços a preço razoável com suficiente variedade e personalização para que quase todos encontrem exatamente o que querem”. Assim, de maneira resumida, o objetivo é dar aos clientes o que eles quiserem quando quiserem.

O Senai/RS explica que o interessante da indústria 4.0 é que ela permite que as fábricas inteligentes consigam chegar a um ótimo nível de customização, sem perder em competitividade no mercado. Ou seja, é uma realidade acessível e que já está sendo implementada.

Assim, é possível oferecer:

  • produtos de qualidade;
  • com baixo custo;
  • e tempo de entrega bem reduzido.

De forma simplificada, a customização em massa viabiliza que a fabricação de qualquer item siga uma linha de montagem semelhante à linha dos produtos que são produzidos em série.

Principais benefícios da personalização em massa

O IEL traz um exemplo de empresa que adotou a personalização em massa: a pesquisa analisou os clientes da RichRelevance (líder global em personalização, que oferece seus serviços a cerca de 27 marcas na América Latina).

Por meio dessa análise, foi possível perceber que as empresas que apostaram na personalização do atendimento e dos produtos aumentaram o desejo de compra dos clientes em, no mínimo, 15%.

Além disso, a receita aumentou de 10 a 20% por usuário, sendo que as taxas de conversão ficaram acima de 89%, quando comparadas a empresas que não apostam na personalização.

E como a logística personalizada pode contribuir para a customização em massa?

Dentro deste contexto de customização em massa, percebe-se que um processo logístico padrão não irá atender às necessidades do cliente, seja pelo escopo, seja pela necessidade de rapidez ou por outras especificidades.

Por isso, ter um parceiro estratégico e especializado em soluções logísticas personalizadas pode ser um grande diferencial para essas empresas.

Dentre os principais benefícios:

  • Assertividade da solução;
  • Agilidade;
  • Confiabilidade;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de falhas. 

E sua empresa: quer que o seu cliente tenha uma experiência inesquecível? A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados e personalizados para pequenas, médias e grandes empresas.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre o nosso blog.