Entre as principais questões que as indústrias precisam lidar na área de logística reversa estão o transporte, armazenagem e a gestão de todo processo. Tais demandas encontram especificidades quando se trata de produtos como alimentos, medicamentos e cosméticos, por exemplo. Mesmo com toda a complexidade da logística reversa, existem maneiras de enfrentar e solucionar seus maiores desafios.
Utilize a tecnologia a seu favor na logística reversa
A tecnologia é uma grande facilitadora. Com ela, as demandas de logística reversa se tornam mais eficientes para as empresas e melhoram o atendimento ao consumidor.
Softwares profissionais de gestão
Até mesmo em pequenas empresas, a gestão de processos pode ser mais difícil quando feita somente com programas básicos. Por isso, um software profissional é fundamental para organização de tudo que envolve a devolução de produtos. Qualquer erro mínimo de informação ou falta no estoque pode gerar um problema ainda maior com um cliente insatisfeito.
Rastreamento na logística reversa de pós-venda
Nós, da Dinâmica Group, utilizamos um aplicativo que rastreia as entregas nos processos de logística reversa de pós-venda. Com isso, é possível monitorar em tempo real as entregas e devoluções. Isso permite que a correção de falhas no processo seja feita rapidamente. Também é uma forma de segurança contra furtos e acidentes que podem ocorrer durante o transporte das mercadorias e amostras.
Aplicativos para organizar as devoluções
No nosso serviço de logística reversa de pós-venda também usamos aplicativos na gestão das devoluções. É uma ferramenta prática e eficiente de organizar as entregas com os representantes – colaboradores treinados para retirar e entregar os produtos.
Funciona da seguinte maneira: a devolução do produto é agendada com os consumidores. Os atendentes da Dinâmica enviam a demanda via app para o representante mais próximo, que visualiza o pedido no aplicativo com todas as informações necessárias.
Invista na segurança do transporte e armazenagem
O transporte e armazenagem requerem muito cuidado, principalmente quando se trata de bens não duráveis, como medicamentos, por exemplo. As salas de estoque precisam ser climatizadas, ter acesso restrito e certificação da Anvisa.
Capacite os colaboradores que cuidam da logística reversa
Procure investir em cursos, eventos e qualquer outro tipo de treinamento. A logística reversa de pós-venda precisa ser executado com o máximo de eficiência para evitar falhas e mais problemas.
Terceirize o serviço de logística reversa
Em muitos casos a melhor solução é terceirizar o serviço de logística reversa de pós-venda. Uma empresa especializada poderá atender o consumidor com maior eficiência nas trocas dos produtos, agregando assim maior valor para a marca da sua empresa.