Qual é a importância da embalagem na logística?

Muitas empresas pensam na embalagem em relação ao apelo para o seu potencial cliente, assim como forma de diferenciação à concorrência. Porém, quando pensamos na logística, a embalagem adquire novas funções.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é a embalagem, seus objetivos e ver qual é a sua importância em uma logística eficiente.

Para que serve a embalagem?

De acordo com o Portal Administradores, a embalagem é vista como a reunião de quatro competências fundamentais:

  • Marketing;
  • Design;
  • Logística;
  • Meio Ambiente.

Assim, segundo os especialistas, a embalagem compreende o conjunto de operações, materiais e equipamentos utilizados com as finalidades de acondicionar, proteger, conservar, transportar e armazenar produtos ao longo das diversas Cadeias de Suprimentos.

Na ótica da logística, a embalagem tem como principal objetivo garantir a integridade física dos produtos para que eles cheguem até os clientes em perfeito estado.

Tipos de embalagens

Os tipos de embalagens descritas na norma NBR 9198/2010 são:

  • Embalagem primária: é a embalagem que está em contato direto com o produto.
  • Embalagem secundária: é a embalagem para conter uma ou mais embalagens primárias, podendo não ser indicada para transporte.
  • Embalagem de transporte: embalagem final que possui resistência e durabilidade compatíveis com o ambiente de distribuição.
  • Acessórios: durante a montagem da unidade de carga, uma série de acessórios pode ser usado para a fixação da mesma, tais como fitas, filmes, dentre outros.

E essas embalagens, independentemente da sua finalidade, podem ser compostas pelos mais diferentes materiais, tais como as embalagens de plástico (flexíveis e rígidos), os materiais celulósicos (papel, cartão e papelão ondulado), o vidro, o metal, dentre outros.

A embalagem na logística

Como vimos, na logística, a definição da embalagem é uma decisão estratégica. Por exemplo, no caso das embalagens para transporte, é necessário considerar a embalagem primária e a sua resistência, mas também é necessário levar em consideração outros fatores, tais como as variações climáticas no transporte e no armazenamento, as condições de manuseio, dentre outros.

E como definir a embalagem ideal na logística?

A Escola estadual de Educação Profissional (EEEP) explica que, para definir a embalagem é necessário verificar, inicialmente, a fragilidade do produto. A partir daí fica mais fácil definir o material de acolchoamento.

Outro ponto considerado é a finalidade da mercadoria (exportação, meios de transporte) ou os caminhos do produto. Também se avalia se há (ou não) embalagem primária, volume, peso, se há necessidade de unitização e qual material, dentre outros aspectos.

Para que sua empresa não seja surpreendida em relação aos danos ao produto na entrega do cliente final, que tal chamar a Dinâmica Group? A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades dos nossos parceiros, inclusive serviços customizados e personalizados para pequenas, médias e grandes empresas. Ou seja, sempre focando na melhor experiência para o seu cliente.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística e serviços personalizados? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre o nosso blog.