Estratégias para que o Marketing de Influência seja eficiente

Como criar soluções personalizadas de divulgação para influencers

Os influenciadores estão cada vez mais presentes na vida das empresas e dos consumidores. E isso vale tanto para as empresas entenderem e repensarem suas estratégias, quanto para os influenciadores reconhecerem seu público e quais marcas podem atingir a sua audiência.

Segundo estudos, 40% das pessoas afirmam ter tomado uma decisão de compra porque viu algum conteúdo de influencer. Isso é muita coisa se comparado a outras mídias de divulgação que existem no mercado.

Isso tudo tem um nome: marketing de influência. É uma “modalidade” de divulgação nova, mas muito eficaz. Na teoria, marketing de influência é um conjunto de ações que utilizam de um interlocutor que possui, de algum forma, um poder de convencimento, buscando assim realizar a tal influência na compra de algum produto ou serviço de uma marca específica.

Na prática, as agências de influenciadores conectam marcas e celebridades, que transformam a venda de um produto ou serviço em uma experiência exibida online de uma forma mais descontraída, que foge um pouco dos ares publicitários, e condiz com o público do influencer. A diferença desse tipo de divulgação para o convencional é que muitas vezes isso nem parece um “publi” (nome que os influenciadores utilizam para diferenciar conteúdo pago por decisão do CONAR). A naturalidade do dia a dia com que esses divulgadores falam da marca, parece mostrar que eles gostam mesmo daquilo que estão divulgando e indicam o produto. Não é mecânico e atinge muito mais pessoas.

Mas ainda existe a dúvida de como fechar um relacionamento entre marca e influenciador. Por isso, vamos colocar aqui algumas dicas para ajudar no seu negócio.

  1. Defina os objetivos
    Antes de buscar uma parceria com empresa ou influenciador, defina todos os objetivos de uma campanha. Ter isso em mente ajuda na escolha das melhores plataformas, serviços e conteúdo. Alguns dos objetivos mais comuns são: tornar a marca mais conhecida, ampliar audiência ou aumentar número de vendas.
  1. Número de seguidores nem sempre é tudo
    Dependendo do resultado que você quer alcançar, o número de seguidores não importa muito e nem é garantia de sucesso. Entenda qual o potencial daquela parceria e o engajamento do influenciador.
  1. Faça o “match” entre marca e influencer
    Analise marcas e influencers e entenda se aquela é uma parceria que poderia dar certo. Se sim, como isso poderia funcionar? Pesquisas por eventuais polêmicas que o influenciador possa ter passado fazem parte desse trabalho.
  1. Já pensou em explorar tipos de parcerias diferentes?
    Os já conhecidos “recebidos” fazem muito sucesso. Marcas enviam produtos para influenciadores que podem (ou não) fazer divulgação e algum tipo de postagem sobre esse produto. Esse tipo de parceria pode envolver ou não pagamento.Grandes marcas, por exemplo, costumam acompanhar as redes sociais de alguns dos maiores influencers relacionado com o público-alvo da empresa e, quando percebe que existe alguma abertura, envia seus produtos para a pessoa em questão.
  1. Contando com uma logística eficaz
    Na maioria das vezes, os “recebíveis” não são simples produtos que podem ser enviados via transporte convencional. Cada dia mais os produtos possuem uma apresentação diferenciada, muitas vezes embalagens e conteúdos frágeis, ou que o produto deve ser entregue com uma apresentação impecável, às vezes alimentos refrigerados e perecíveis, não é incomum inclusive o produto chegar com um perfume aumentando a experiência de quem está recebendo. A experiência do usuário, é outro fator determinante. Contratar uma logística que cuide da entrega de ponta a ponta, faz toda a diferença.Para influencers mais conhecidos que recebem uma grande quantidade de produtos e muitas vezes não conseguem divulgar todos, a probabilidade de publicar o produto de uma empresa é maior quando se tem uma boa experiência no recebimento.

Gostaria de saber mais sobre a Logística Personalizada para Influenciadores? Receba o contato de um dos consultores Dinâmica Group.