Experiência do consumidor: como atrair a atenção dos clientes

Garantir uma excelente experiência do consumidor é fundamental para atrair a atenção dos clientes, mas como fazer isso? Essa é umas das questões mais essenciais para alcançar o sucesso de uma empresa e a logística reversa pode te ajudar nessa conquista.

Um cliente satisfeito é uma das melhores formas de publicidade. Porém, garantir a satisfação do seu público não é uma tarefa simples. Você precisa conhecer seu cliente, descobrir onde está a atenção dele e observar as mudanças de suas necessidades e desejos. Tudo isso para que as pessoas mantenham os olhos na sua marca, a tendo sempre como escolha.

 

Para entender mais a fundo sobre a importância de garantir uma boa experiência para o consumidor, você poder ler também nosso post sobre a experiência do cliente como estratégia de fidelização.

Um dos próximos desafios das empresas para atrair a atenção dos clientes será a grande concorrência em oferecer momentos de prazer incorporados aos serviços ou produtos. Mas não pense que a sua empresa deve agradar o cliente a todo custo. É preciso ter cautela para não investir em experiências sem utilidade e pouco agradáveis, pois o que importa é ter a atenção do consumidor para a sua marca.

 

Como proporcionar uma boa experiência do consumidor no futuro?

 

Forneça experiências adicionais:

Surpreenda seus clientes, faça mais que o prometido e supere as expectativas. Crie momentos pessoais e inesquecíveis com dados que provam que você conhece muito bem a pessoa que está adquirindo seu serviço ou produto. Busque também fornecer verdadeiras aventuras que façam seu público se envolver nas histórias de sua marca.

 

Um exemplo disso é uma ação do Mc Donald’s feita em Amsterdã. Quando os clientes pediam o lanche especial Maestro Burger, tinham uma surpresa:

 

 

Elimine o que é irrelevante:

Pense em quais partes da experiência que você fornece podem desaparecer ou serem substituídas por algo relevante para os clientes. Quanto menor o tempo de atendimento e maior a eficiência, melhor! Procure ir além do que é comumente fornecido pela maioria das empresas do mercado.

 

Fuja de qualquer consequência negativa:

Garanta que nada do que você faça agrida o meio ambiente ou possa ofender alguém. Hoje em dia, graças a internet, as informações se espalham muito rápido. Qualquer descuido pode gerar uma grande repercussão e manchar ou destruir uma marca.

 

Ainda utilizando o Mc Donald’s como exemplo, a rede de fast preparou uma homenagem inusitada para o Dia Internacional da Mulher. Vinte franquias da marca foram operadas por equipes 100% femininas, mas a ação gerou várias piadas e reclamações nas redes sociais, repercutindo de forma negativa pela empresa ter dado folga aos homens no dia da mulheres.

Confira também como a logística reversa pode melhorar a experiência do consumidor no pós-venda.