Geração Z: como conquistar este perfil de cliente?

Apesar de cada indivíduo ser único, é possível notar algumas características e padrões em alguns grupos. É o caso dos mais jovens, sendo que muitos deles pertencem à geração chamada de Z. Seu negócio vende para esse público? Fique com a gente neste post, pois hoje vamos conhecer mais as características da geração Z e ver como conquistar este perfil de cliente para o seu negócio.

Mas quem é a geração Z?

A geração Z compreende o grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Ou seja, são pessoas que cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis.

De acordo com o Mundo Educação, a geração Z, que é nativa digital, também é formada por indivíduos:

  • práticos;
  • realistas;
  • tolerantes;
  • ativistas;
  • avessos a rótulos;
  • adeptos da acessibilidade e simplicidade;
  • desejosos de construir um mundo melhor.

Padrões de consumo da geração Z

E como a geração Z consome? Como consumidores, a geração Z busca apoiar as marcas com que mais se identificam. E, muitas vezes, tornam-se verdadeiros fãs.

No geral, eles desejam comprar transformação e não apenas um produto ou um serviço. Isso significa que eles procuram algo que vai proporcionar uma experiência mais única ou algo que pode melhorar a sua qualidade de vida, por exemplo (Fonte: Whow).

Além disso, uma pesquisa da McKinsey no Brasil indica quatro comportamentos essenciais da geração Z:

  • Os consumidores da geração Z valorizam a expressão individual e evitam rótulos.
  • Eles tomam decisões e se relacionam de uma forma altamente analítica e pragmática.
  • Eles acreditam no diálogo como forma de resolver conflitos e melhorar o mundo.
  • Eles se mobilizam por uma variedade de causas.

Ainda de acordo com essa pesquisa, 79% dessas pessoas afirmam que parariam de comprar de uma se ela fosse considerada racista e 76% fariam o mesmo com relação à homofobia.

Geração Z: como conquistar este perfil de cliente?

De acordo com o Portal Administradores, as marcas podem seguir três estratégias principais para conquistar este público:

  • Compras seguras e com conveniência: essa geração busca segurança e conveniência no momento da compra. Isso implica investir em segurança para o e-commerce, por exemplo, assim como em métodos de pagamento mais flexíveis.
  • Múltiplos canais de vendas: apesar de ser uma geração online, não renuncia a experiências físicas ao realizar compras. Assim, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais.
  • Responsabilidade social: Igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. Além disso, essa geração está disposta a pagar mais caro por itens “ecofriendly” e sustentáveis.

Por isso, é necessário que as empresas se adaptem para atender as expectativas da geração Z. Se você está procurando soluções logísticas diferenciadas para o seu negócio, conheça mais sobre a gente.

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