Live commerce: uma nova tendência para aumentar as vendas online

 

As pessoas mais velhas certamente se lembram daqueles programas de compra para TV: um apresentador ou uma modelo mostrava determinado produto, seus benefícios e, ao mesmo tempo, tinha um telefone fixado na tela para quem quisesse realizar a compra “naquele momento”.

No Brasil, a primeira atração do gênero foi o Shop Tour, criado em 1987, seguido pelo Shoptime, que estreou em 1995. Esse tipo de formato ficou conhecido como home shopping (fonte: CanalTech).

Depois de décadas, este formato aparece com uma nova roupagem para o ambiente digital. Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é live commerce e ver quais são as principais vantagens deste formato para o aumento das vendas.

O que é live commerce?

De acordo com o Portal Nuvem Shop, o live commerce também é conhecido como shopstreaming ou live stream shopping.

Esse formato pode ser entendido como a junção entre as transmissões ao vivo que vemos na internet e a venda dos produtos de uma loja, integrando tudo em uma só plataforma. Ou seja, o consumidor que está assistindo à live tem também a possibilidade de comprar a mercadoria através de poucos cliques, sem a necessidade de ser redirecionado para o site da empresa.

Uma outra característica do live commerce é que, no geral, são disponibilizadas promoções exclusivas para o “evento”. Assim, o público conectado nas lives podem aproveitar essas promoções.

Kwai foi a primeira rede social a estrear o live commerce no Brasil, em outubro de 2021. Essa live commerce aconteceu no perfil da rede varejista Casas Bahia, gerando 38.351 acessos.

Apesar deste tipo de formato ainda estar engatinhando no Brasil, ele é bem popular em outros países, como a China. Por exemplo, em 2019, as vendas de comércio de transmissão ao vivo na China atingiram US $ 61 bilhões, segundo a iiMedia. 

Principais benefícios do live commerce para as marcas

De acordo com o Portal Digital Customer Experience, o formato de live commerce traz diversos benefícios. Para além do aumento nas taxas de conversão e de vendas, o live commerce traz outras informações muito relevantes para as marcas, conforme pontua o levantamento da Wyzowl:

  • 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço;
  • 84% dizem que se sentem convencidas a comprar um produto após assistir um vídeo da marca;
  • 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo.

Para as empresas e marcas que estão investindo neste formato promissor, é imprescindível cuidar de toda a experiência do cliente, principalmente em relação ao processo logístico.

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