Logística reversa é uma grande promessa para 2020

A logística reversa promete ser o grande destaque em 2020, com suas formas de viabilizar a sustentabilidade para as empresas prestadoras.

Hoje em dia já não basta reaproveitar e remover os refugos do processo de produção, o fabricante é responsável por todas as etapas até o fim da vida útil do produto. Desta maneira, a logística reversa está cada vez mais presente nas operações das empresas, pois os consumidores estão cada vez mais preocupados com o futuro do meio ambiente.

Cada vez mais as corporações investem em campanhas de conscientização para o consumidor e elaboram políticas de devolução e troca, sem custos para o cliente.
Essa iniciativa aumentam-se as chances de fidelizar o cliente e certamente se conquista um diferencial competitivo bastante moderno no mercado.

Mas o que é Logística Reversa?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A logística reversa proporciona diversas vantagens para a sociedade e meio ambiente, uma delas é: o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.).

Além disso, a logística reversa diminui o consumo de matérias primas, uma vez que os resíduos entram novamente na cadeia produtiva, proporcionando economia na produção.

A logística reversa é uma solução importante para o meio ambiente, mas também ajuda no crescimento do seu negócio. Lembre-se, empresas inovadoras são aquelas que contribuem para um futuro melhor.

Empresas que se preocupam com o futuro do planeta inovam com a logística reversa!

Quer saber mais? Fale conosco!