Logística Reversa: como a tecnologia pode torná-la mais eficiente

A logística reversa pode sofrer com processos mal estruturados e falta de transparência no controle. As consequências vão desde custos mais altos, dificuldade de documentação, até a insatisfação e reclamações do consumidor. Para otimizar procedimentos e torná-los mais eficazes, existem muitas soluções tecnológicas que são fortes aliadas.

Segundo Otávio Oliveira, autor do livro Gestão da Qualidade – Tópicos Avançados, aplicativos, softwares de BI e ferramentas de gestão controlam diversos aspectos do dia a dia de trabalho, economizando tempo e permitindo direcionar a atenção para outras questões. “É inegável que as inovações tecnológicas introduzidas nas organizações aumentaram sua produtividade, seja pelas melhorias que incorporam aos processos produtivos, seja pela racionalização da mão de obra” (OLIVEIRA, 2004, p.172).

Na logística reversa, há muitas fontes de inovação que melhoram os processos de devolução de produtos tanto para as empresas quanto para seus consumidores. Segundo matéria da Fecomercio-SP, entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços, grandes empresas crescem 40% ao ano ao adotar modelo inovador de logística reversa.

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Rastreamento como inovação em logística reversa

Na logística reversa de pós-venda, mapear as entregas das mercadorias em tempo real permite corrigir trajetos rapidamente. Isso evita atrasos e economiza tempo e recursos. Aqui na Dinâmica Group nós utilizamos um aplicativo que monitora todas as entregas e permite os gestores acessarem todas as informações necessárias sobre a devolução do produto.

Aplicativos para organizar a retirada e entrega de novos produtos

Softwares para gestão das entregas são uma grande inovação em logística reversa. A Dinâmica Group organiza o trabalho com seus representantes por meio de um aplicativo acessado via smartphone. O horário e endereço para devolução do produto é acordado com os consumidores. Os atendentes da Dinâmica passam a demanda via app para os representantes. O representante designado para a entrega pode visualizar no aplicativo o endereço, horário e produto a ser devolvido.

Chats de relacionamento com o cliente

Investir no atendimento ao consumidor pode tornar os procedimentos de logística reversa de pós-venda muito mais práticos, colaborando para a redução das devoluções de produtos. Por exemplo, alguns consumidores podem solicitar a troca do produto por não saberem como utilizá-lo. Mas um canal eficiente de comunicação soluciona isso facilmente, explicando ao cliente como usar o produto da maneira correta. Um aplicativo ajuda a manter a credibilidade da marca perante o consumidor.

Gerenciamento do retorno de produtos

Programas que ajudam a controlar o estoque podem ser ferramentas úteis para detectar falhas e melhorar a organização da empresa. Softwares que analisam a entrada e saída de produtos ajudam a mapear mercadorias com taxa de devolução superior ao aceitável, por exemplo.

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Integração de processos como inovação em logística reversa

A tecnologia na logística reversa permite a integração de processos. É uma grande vantagem, pois facilita o processo de comunicação entre colaboradores e clientes. Isso permite que processos sequenciados recebam automaticamente as informações, agilizando a conclusão das atividades, por exemplo.

Ao contratar o serviço de logística reversa da Dinâmica Group, estudamos os processos que a empresa já utiliza. O serviço de logística reversa é projetado conforme as necessidades da organização e aos processos que ela já utiliza.

O investimento em tecnologia para logística reversa permite que os processos se tornem cada vez mais seguros e assertivos. Por isso, estamos sempre atentos às constantes inovações trazidas pela chamada Logística 4.0. Automação, IoT (Internet das Coisas), Análise de Dados e Inteligência Artificial estão presentes nesse cenário dinâmico e inspirador de inovação em logística reversa.