Marketing Promocional e Programas de Fidelidade: a importância da parceria estratégica

Independentemente do segmento do negócio, uma coisa é certa: além de conquistar novos clientes, é fundamental fidelizar os antigos. E em um contexto com alta concorrência, como conseguir oferecer diferenciais para a fidelização? Com este objetivo, surgem as ações de Marketing Promocional e Programa de Fidelidade.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é Marketing Promocional e Programa de Fidelidade, além de ver a importância de criar uma parceria estratégica.

A importância do Marketing Promocional para os negócios

O Marketing Promocional é um tipo de estratégia focada na melhoria do relacionamento entre a empresa e o consumidor, oferecendo experiências de valor (fonte: Rockcontent).

E quais são os grandes objetivos do Marketing Promocional:

  • fortalecer a marca;
  • conquistar novos clientes;
  • fidelizar aqueles que já compram com a marca.

Benefícios do Marketing Promocional

De acordo com o Portal Tecnológica, o objetivo do marketing promocional é que a empresa, com foco no consumidor, atinja os resultados estratégicos e ultrapasse as expectativas.

Assim, gerar encantamento é a base do trabalho do Marketing Promocional. Desta forma, tudo o que surge a partir dele proporciona engajamento dos consumidores, valorização da marca, fidelização de clientes, exposição inteligente nos Pontos de Venda (PDV), comunicação transparente e uníssona entre canais, conversão em vendas e, consequentemente, aumento do faturamento.

Programas de Fidelidade: o que são?

Já os Programas de Fidelidade fazem parte da rotina de consumo de muitos brasileiros há muito tempo.

Alguns dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostram que as empresas associadas a essa entidade acumularam 149 milhões de cadastros, levando em consideração apenas o primeiro trimestre de 2020.

Já sabemos que fidelizar um cliente é muito mais barato do que atrair um novo. Com base neste princípio, e de acordo com uma pesquisa da plataforma britânica de integração entre programas de fidelidade e e-commerces Loyalty Lion, aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros de uma empresa em até 95%.

Além disso, ainda segundo o mesmo levantamento, um cliente que se inscreve no programa de fidelidade de uma empresa tem 47% mais chances de comprar novamente. E 80% dos negócios das empresas vêm de apenas 20% dos clientes.

Assim, seja para reter assim como promover o maior engajamento dos clientes é que surgem os Programas de Fidelidade!

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