O que é fulfillment?

A adoção da estratégia de fulfillment tem se tornado muito comum para as empresas de e-commerce como forma de melhorar o serviço de entrega, gerar satisfação para o seu cliente e, ainda, reduzir custos.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é fulfillment e ver quais são os principais benefícios desta estratégia para um e-commerce.

O que é fulfillment?

De acordo com o Portal E-commerce Brasil, fulfillment é um termo originário do inglês que significa, em tradução livre, cumprimento, realização, preenchimento.

Já em logística, usa-se o termo order fulfillment para se referir ao atendimento do pedido do cliente, ou seja, o conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível.

O Any Market pontua que fulfillment pode ser entendido uma solução logística pela qual uma empresa transfere o estoque de determinado produto, parcial ou integralmente, a um Centro de Distribuição (CD) de outra empresa que fará armazenagem, separação, embalagem, faturamento, despacho, coleta de devoluções e até pós-venda destes, geralmente cobrando um percentual dos custos da operação.

Como funciona o fulfillment no e-commerce?

A HiveCloud explica que, na prática, quando o cliente realiza uma compra no site da loja, ela já transfere o endereço de entrega para o galpão da operadora logística responsável pelo fulfillment, quando é o caso.

Assim, o e-commerce continua operacionalizando da mesma maneira que sempre faz quando recebe novos pedidos. A diferença é que, depois disso, a parte logística será direcionada para a comunicação do fulfillment.

Ao receber a sinalização do e-commerce, a operadora logística fica com a função de realizar o envio direto para o cliente, sem que a loja precise separar o produto, embalá-lo, lidar com nota fiscal e qualquer outra tramitação nesse sentido.

Atualmente há uma grande tendência para a terceirização do fulfillment. Isso pode ser explicado pelo fato de que para atender às necessidades dos clientes que, cada vez mais, estão exigentes, a empresa precisaria contar com uma estrutura física robusta e mão de obra que geraria altos custos. Além disso, gerir esse processo pode tirar o foco da empresa em sua atividade principal, ou seja, do seu core business.

Principais benefícios

Vamos entender quais são as principais vantagens para a empresa que adota esta estratégia de fulfillment no seu e-commerce?

  • redução nos prazos de entrega;
  • descentralização dos estoques;
  • praticidade para a realização de inventários;
  • estoque em acordo com a demanda;
  • alcance da satisfação dos consumidores.

E você sabia que a Dinâmica Group oferece soluções customizadas e personalizadas de logística para o e-commerce? Nosso foco é sempre proporcionar a melhor experiência para o seu cliente por meio de um serviço logístico personalizado.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções de logística? Fale agora mesmo com nosso time de especialistas.

E para continuar conhecendo as novidades sobre logística reversa, logística personalizada, marketing promocional, trade marketing e muito mais, acompanhe sempre as novidades no nosso blog.