Descubra quem é o pós-consumidor e quais estratégias você deve utilizar para se comunicar com eles e aumentar as vendas e reconhecimento de marca.
Nos últimos tempos fala-se muito sobre os Millennials ou a Geração Y, que são os jovens nascidos em um mundo totalmente globalizado e criados com facilidades tecnológicas. Para o mercado, essa nova geração – que já não é mais tão nova – significou um público exigente e que preza pela experiência. Foi um desafio para as empresas, marcas e prestadores de serviço. Já mais recentemente começou-se a observar um novo comportamento do consumidor, dessa vez não somente dos Millennials, Geração Y ou X, estamos falamos de você e de todos nós, os pós-consumidores.
O pós-consumidor não se define em uma faixa etária, mas sim por uma série de novos comportamentos e hábitos de consumo trazidos pelos avanços tecnológicos e, também, pela vivência dos mais jovens. Isso quer dizer: ruptura com padrões antigos e uma vida com experiências mais intensas, exigindo agilidade e proatividade em seus serviços. Por essa razão é importante que as empresas observem atentamente as mudanças e acompanhem de perto a relação com esses consumidores.
Como a sua empresa pode atender o pós-consumidor
Esse novo consumidor deseja viver excelentes experiências, encontrar dinamismo nos serviços ofertados, fácil acesso à todas as informações necessárias, velocidade e transparência no SAC.
Informações
Ter de maneira fácil todas as informações que o consumidor precisa sobre o seu produto ou serviço é muito importante. Dessa maneira é possível evitar confusão e um possível mal estar na relação. Invista em sites, aplicativos e mídias sociais com informações claras, completas e acessíveis. Isso vale também para a equipe corporativa da sua empresa, eles precisam estar treinados para instruir da melhor maneira, seja via telefone, mensagem ou pessoalmente.
Velocidade
O pós-consumidor está sempre conectado e busca obter soluções rápidas, devido ao dinamismo da rotina atual. Por isso, não demore em atender e resolver o problema dos seus clientes. Busque estratégias que entregue um resultado bom e rápido aos consumidores. Sempre que atendê-los, mostre de alguma forma que está tentando resolver todas as questões da maneira mais ágil possível.
Transparência
O pós-consumidor está cada vez mais antenado nos seus direitos, inclusive é possível ter acesso a todos eles em um único clique com rapidez. Por isso, jamais tente enrolar seus clientes de alguma forma. Busque agir sempre de maneira ética e transparente com seu público.
Pesquisa de satisfação
Ter o feedback dos seus clientes pode te trazer ideias novas e possibilita corrigir falhas que seu produto ou serviço possui. Além disso, mostrar que você se importa com a opinião do consumidor, constrói, na maioria das vezes, uma relação de confiança. Pergunte como ele está se sentindo com o atendimento e também realize pesquisas de satisfação em cada ação. Essas pesquisas aumentam seu conhecimento sobre seu público.
Relacionamento
Ter um relacionamento saudável conta muito para os pós-consumidores. Esteja onde seu público-alvo está: se estão nas mídias sociais, esteja lá e converse com eles, por exemplo. Envie e-mail de agradecimento, cartões, cartas, telefonemas, entre outras possibilidades. Esse novo tipo de consumidor é super interessado em se relacionar com as marcas.