5 Dicas para melhorar a gestão de qualidade em logística

As empresas que querem se manter relevantes no mercado sabem que precisam investir em qualidade de produtos e serviços, juntamente com o bom relacionamento com o consumidor. A gestão da cadeia de suprimentos (supply chain), porém, é parte integral dessa equação e muitas vezes acaba sendo deixada de lado quando se fala em satisfação do consumidor.

Isto se mostra um grande erro pois a gestão de supply chain é peça fundamental para ampliar a competitividade de uma empresa. E sua má gestão poderá, facilmente, prejudicar todo o trabalho realizado em outros setores.

A gestão da qualidade em logística está diretamente relacionada com a cadeia de suprimentos, e, sendo planejada corretamente, contando com ferramentas de controle, tem toda a condição de melhorar os processos da empresa de maneira integrada, ampliando a eficiência, a produtividade e então, melhorando os resultados finais. Destacamos agora cinco ações que empresas que buscam melhorar a sua gestão da qualidade em logística devem adotar.

1. Cuidar do planejamento

A partir do planejamento estratégico, é possível definir o que se espera no que diz respeito a  metas, objetivos e índices de qualidade. Estas informações guiarão toda a estratégia de gestão da qualidade em logística e facilitação a definição de caminhos que poderão ser seguidos para o alcance do sucesso da empresa nessa área.

O planejamento estratégico pode ainda ser integrado ao planejamento dos setores da empresa, integrando informações e oferecendo insights certeiros que poderão embasar melhorias significativas em toda a cadeia logística. Esta também é uma forma de manter toda a equipe focada no resultado final: a satisfação total do consumidor e a melhor experiência no processo de aquisição e consumo do produto.

2. Investir na qualificação constante – e na cultura empresarial

É necessário fazer com que a equipe absorva a cultura empresarial e conheça o modo mais adequado de realizar os processos. A equipe também precisa ter consciência dos resultados que eventuais perdas causarão para toda a empresa, pois isso aumenta o cuidado com os detalhes da cadeia logística, tornando cada colaborador responsável pela própria capacitação e ações realizadas. Não deixe de lado as ações de qualificação: dedique esforços para que cada colaborador tenha condição de realizar diferentes treinamentos, de maneira que seja possível nivelar o conhecimento de toda a equipe no que diz respeito a processos da qualidade.

3. Lembrar que gestão da qualidade traz mais confiabilidade para a marca

A confiabilidade de uma marca está diretamente relacionada à qualidade do atendimento de uma empresa, que não se esgota na aquisição do produto. A satisfação do consumidor é conquistada quando o contato com a marca, em diferentes momentos, é realizado de maneira ágil e traz as respostas desejadas. Isso inclui a entrega de produtos e todos os serviços agregados, do atendimento inicial ao pós-venda. Todas as ações que entregam valor ao cliente e que oferecem a sensação de melhor custo/benefício são diretamente responsáveis pelo grau de confiança que a marca obtém diante de seu público.

4. Contar com serviço de transporte ágil e seguro

A definição dos processos de transporte de produtos é uma das mais relevantes para o sucesso de empresas de varejo. No que diz respeito à cadeia de suprimentos, é o coração de toda a gestão da qualidade de logística. Os processos devem ser planejados e executados de maneira a abranger demais setores, garantindo para o consumidor uma entrega dentro dos melhores padrões, com eficiência, segurança e qualidade. Esta área deve ser capaz de operar bem mesmo nas situações adversas ou em casos de maior demanda, como datas comemorativas e períodos de ações promocionais

5. Não deixe de lado a tecnologia

A tecnologia aplicada nos processos de qualidade e logística tem uma importância vital. Sistemas de automação, bem como diferentes ferramentas que auxiliem na gestão da qualidade certamente trarão melhores retornos e por isso, aumentarão também a qualidade dos produtos e serviços entregues.

Um dos principais benefícios deste investimento em tecnologia é garantir o controle de dados, que gera mais tranquilidade para tomar decisões essenciais para o serviço.

Acima de tudo, lembre-se que sua empresa deve focar no negócio central: a produção e venda dos produtos. Sendo assim, se após uma detalhada análise destas dicas, você perceber que precisa de auxílio na gestão da qualidade em logística, procure uma empresa especializada na área. A Dinâmica Group está sempre disponível para fazer um diagnóstico de sua gestão logística e oferecer soluções personalizadas para otimizar seus resultados.

Você quer saber mais sobre gestão da qualidade na logística? Acompanhe as redes sociais da Dinâmica