Rastreamento de cargas: importância na logística reversa

O rastreamento de cargas na logística reversa é uma necessidade para o transporte de mercadorias. Essa tecnologia tem proporcionado mais segurança, cumprimento de prazos e otimização de recursos para as empresas que aderiram a ela.

rastreamento de cargas

A logística reversa têm se tornado cada vez mais eficiente por meio da inserção da tecnologia nos processos. Seja no SAC, na armazenagem de produtos ou no rastreamento de cargas no transporte, a inovação unida a logística tem apresentado resultados positivos para empresas e consumidores.

Independentemente de qual seja a área de atuação da empresa, é importante investir em recursos tecnológicos que promovam mais rapidez e qualidade nos processos logísticos.

Por que fazer o rastreamento de cargas

Uma das maiores preocupações no transporte de produtos é a segurança. Todos os anos muitas empresas sofrem com prejuízos enormes devido a roubo ou perda de mercadorias.

Segundo estudos da Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre 2011 a 2016 o roubo de cargas causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o país.

Além de fornecer mais segurança para mercadorias, motoristas e empresas, o rastreamento de cargas permite garantir a entrega do produto ao consumidor dentro do prazo estabelecido, assim como ajustar prazos de entregas ou alterar rotas em tempo real para evitar atrasos ou furtos.

Como fazer o rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas não requer um alto investimento financeiro, mas evita grandes prejuízos. Há várias tecnologias acessíveis e que permitem um ótimo monitoramento, tais como: GPS, RFID, ligação para celular e câmeras. Confira mais sobre cada uma delas:

GPS

O sistema de rastreamento via GPS é um dos mais utilizados por gestores de frotas. Ele permite não apenas o controle da posição do veículo, mas também de outros eventos como velocidade, abertura e fechamento de portas e jornada de trabalho do motorista. Muitos sistemas que utilizam GPS podem ser monitorados via smartphones e celulares e permitem o bloqueio do veículo em caso de atividade suspeita ou desvio de rota.

RFID – Radio Frequency Identification

Há o sistema de identificação por radiofrequência, conhecido como RFID. É uma pequena etiqueta com uma antena e um microchip. Sua função é transmitir informações da carga em tempo real através de satélite.

Celulares

Há empresas que realizam o rastreamento de cargas entrando em contato com o entregador via ligação por celular. Porém, esta medida pode apresentar falhas e risco para a segurança do motorista.

Uma alternativa para utilizar o celular para monitorar as entregas é um aplicativo em que os representantes façam registros das saídas e entregas dos produtos, apontem onde estão em tempo real, por meio da ativação da geolocalização do aparelho, e outras informações relevantes, por exemplo.

Câmeras

É possível monitorar as mercadorias via câmeras de seguranças instaladas nos veículos. O ideal é que sejam equipamentos de qualidade, que captem a imagem e enviem as imagens em tempo real. Pois é fundamental para refinar a segurança. Geralmente as câmeras de seguranças nos veículos são utilizadas com GPS para garantir a eficiência do rastreamento de cargas.

O mercado de logística é bastante dinâmico. Por isso, é importante que o gestor de logística esteja sempre atento a inovações tecnológicas que possam aumentar a eficácia de seu trabalho e a segurança dos motorista.

Você conhece outras tecnologias de rastreio de cargas? Então comente aqui em nosso blog e compartilhe com a gente.

rastreamento de cargas