Recall rápido reduz os impactos negativos à reputação das empresas

O que é recall?

Um recall (do inglês, literalmente, “chamar de volta”; em português ‘chamamento’ ou ‘recolha de produto’) é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

Desta forma, o Recall é o procedimento pelo qual o fornecedor informa o público e os convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados.

O objetivo principal do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde e a integridade do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. Assim, a prevenção dos danos que estão fundamentalmente
ligados, na medida em que o Recall deve recuperar qualquer defeito. Os direitos à informação e à segurança dos consumidores estão previstos nos termos da Lei nº8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Como evitar que um recall prejudique a imagem da sua empresa?

Todo recall acarreta prejuízo financeiro, contudo, não se compara à imagem negativa associada à marca após o ocorrido. Os custos intangíveis, segundo o professor da Uninove, muitas vezes são piores por comprometer o nome da empresa no mercado, levando à queda de vendas e, em alguns casos, desvalorização das ações da empresa negociadas no mercado financeiro. Portanto, as marcas devem contar com empresas que realizam esse processo de forma rápida e eficaz, minimizando os impactos que esse eventual procedimento pode causar.

O recall faz parte da gama de soluções que a Dinâmica Group oferece. Capaz de responder a eventos sazonais que são realizados com excelência e compromisso, assim promovendo e aperfeiçoando o relacionamento entre as empresas e os seus clientes.

Saiba mais