O SAC 4.0 é uma das grandes manifestações dessa mudança, em termos de relacionamento cliente x marca. Fruto das revoluções tecnológicas ocorrendo dentro das empresas, a maneira de se relacionar com o consumidor vem mudando ao longo dos últimos anos. Esse é um momento onde o cliente assume o papel central na relação e nas atividades da marca, e o produto deixar de ser apenas o foco principal.
De uma maneira geral, o SAC 4.0 busca se envolver com seus clientes, trazer um atendimento mais humano e criar experiências para eles, fortalecendo assim a relação. A comunicação esperada é a mais próxima e horizontal possível, sem ruídos ou falsas intenções, fazendo com que ele seja acolhido no momento da propaganda, na aquisição do produto/serviço e, sem sombra de dúvida, no pós-venda – momento muito requisitado por consumidores.
SAC 4.0 na pós-venda
Utilizar-se dessa estratégia na pós-venda pode ser um bom caminho. Normalmente, é o período em que possíveis problemas em relação à reputação da marca podem se iniciar, pois é quando o cliente precisa resolver qualquer problema sobre o produto/serviço adquirido ou até mesmo está em busca de algum direcionamento.
Neste momento o cliente espera ser surpreendido e não carregar mais uma frustração. Portanto, é importante construir uma troca de informações direta, verdadeira e deixar à disposição, de maneira fácil, qualquer dado que o usuário venha a precisar, como ditam as boas práticas do SAC 4.0.
Vantagens do SAC 4.0
Facilitar a comunicação entre o consumidor e a empresa.
Isso quer dizer que a marca consegue detectar com mais facilidade o que, de fato, aquele cliente espera dela, ajudando em direcionamentos futuros. Também vale para o inverso, ou seja, evita criar nos consumidores expectativas que não condizem com o que você oferece, deixando tudo mais claro na relação.
Os defensores da marca
Quando a marca constrói uma comunicação verdadeira e direta com o seu público, ela ganha méritos no quesito confiabilidade. Isso porque um cliente não vai pensar duas vezes antes de indicá-la, pois sabe que o papel do consumidor para aquela empresa é respeitado e levado em consideração na jornada de compra.
Fidelizar clientes
Conquistar novos clientes é certamente uma meta importante para empresas e organizações, mas fidelizá-los também é necessário quando se fala em agregar valor de marca. É possível usar o SAC 4.0 como parte dessa estratégia, pois as relações e experiências, como já dito, são fatores importantes para os consumidores.
Como sua empresa pode se adequar
Presença digital
É imprescindível que sua marca esteja nos meios digitais. É necessário acompanhar o público e falar com ele das mais diversas maneiras, pois, mais do que nunca, os consumidores buscam canais alternativos para se comunicar, como: redes sociais, sites, blogs e aplicativos.
Atendimento humanizado
Mais do que rapidez, o cliente também preza pela maneira como a informação chega até ele, e sua empresa pode ajudar nessa experiência. A maneira mais fácil é demonstrar verdadeiramente como solucionar seus problemas e conversar de forma direta e dizendo sempre a verdade. Inclusive, o consumidor, cada vez mais, tem acesso à leis e direcionamentos, o que faz com que a transparência também seja essencial.
Informações concisas
Como existem diversos canais de atendimento, todos eles integrados, é necessário atentar-se à clareza das informações. Ou seja, o colaborador que atende telefone, deve estar alinhado com as mesmas respostas e procedimentos do site, aplicativo ou outro canal. Esse procedimento confirma a confiabilidade da sua marca diante a escolha do usuário.
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