Com o avanço da tecnologia, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) também teve de se atualizar. Portanto, para ganhar a confiança e satisfazer as demandas e exigências dos clientes, empresas devem oferecer serviços rápidos e eficientes. Nesse post, vamos falar sobre as características do consumidor 4.0 e como atender as expectativas através do SAC.
O perfil dos consumidores mudou
Com os avanços tecnológicos houve uma grande mudança nas características dos clientes. No passado, as pessoas não se importavam tanto com o valor agregado de cada produto, e sim o que ele podia trazer como solução.
O foco era o fim, e não os meios. Se uma empresa vendia carros, o interesse do consumidor era sobre as especificações técnicas do produto. Isso era resultado do pouco acesso à informação e simplicidade do estilo de vida e demandas da sociedade da época.
Hoje essa realidade não é mais a mesma, os consumidores são altamente informados, conectados e exigem atendimentos que resolvam todas as suas questões em um curto período de tempo.
O atendimento como um diferencial para a marca
O atendimento é a porta de entrada para uma empresa. Portanto, um bom suporte pode trazer boas impressões para o cliente, ele se sente importante e percebe a marca como altamente comprometida.
Conforme aquilo que você oferece, muita coisa pode ser oferecida pelos concorrentes: o produto/serviço, o preço, a tecnologia etc. Mas no atendimento é possível se destacar.
Quando o atendimento tem qualidade, eleva significativamente a notoriedade da sua empresa quanto às demais, tornando-se um diferencial competitivo que não tem como ser copiado totalmente, o que fortalece a marca.
Confira algumas técnicas que são essenciais para oferecer um bom atendimento:
1. Saiba ouvir
O atendente que escuta o cliente, incentivando-o a falar, saberá interpretar com mais facilidade aquilo que está sendo dito, o que agiliza a resolução de uma queixa por exemplo.
2. Atendimento empático e personalizado
Nunca se esqueça de que os clientes não são todos iguais. Portanto, descubra como resolver suas principais dores e faça ele perceber sua importância dentro da marca.
3. Seja claro e objetivo
Não dificulte a comunicação! Seja o mais simples e claro possível na hora de passar as informações. Caso o consumidor não compreenda a mensagem, tente uma nova maneira de dar explicações. Faça de tudo para não deixar que algo fique mal-entendido.
4. Ofereça processos rápidos e eficientes
Como já falamos no início do post, os consumidores não querem e, muitas vezes, não podem conceder parte de seu tempo para solucionar um simples problema. Desse modo, é extremamente necessário que processos rápidos e eficientes façam parte da empresa.
Lembre-se, o cliente é o centro de todo negócio, então nada mais justo do que oferecer um serviço à sua altura. Gostou das dicas? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos como este.