Tendências em tecnologia e gestão para 2019

gestãoComo as inovações tecnológicas e de gestão mudarão nossas empresas neste novo ano? Muitas mudanças estão acontecendo e fomos conferir as principais tendências tecnológicas apontadas pela consultoria Gaertner e pelo Sebrae para o ano de 2019.

Não basta ter sido inventada por um grupo de cientistas isolados, para ser uma tendência tecnológica, ela precisa apresentar um potencial disruptivo e estar crescendo rapidamente suas possibilidades de uso e de impacto no mercado. Um bom exemplo são os veículos autônomos que existem há alguns anos, mas, para este próximo ano, promete ter seu uso bem mais ampliado!

Selecionamos algumas tendências promissoras que podem gerar grandes resultados para os negócios. As novidades são voltadas para a área de tecnologia, relacionamento, marketing e gestão em geral. Confira quais são:

Blockchain

Blockchain é uma tecnologia já utilizada por muitas instituições, mas que promete vir com mais intensidade no próximo ano. Trata-se de uma ferramenta alternativa que registra informações de forma mais segura.

Um dos principais objetivos é permitir que as empresas transmitam mais confiança para os consumidores, consequentemente reduzindo conflitos nos negócios, diminuindo custos e tempo investido.

Automação

A automação já está presente em muitas empresas. Porém, virá com mais força em 2019 como solução para novos problemas que surgem como falta de espaço em estoques, relacionamento com consumidores, necessidade de maior controle em procedimentos, entre outras questões. Utilizar máquinas capazes de desempenhar certas funções gera economia de custo e tempo para as empresas.

Ética e privacidade digital

As pessoas fornecem muitas informações em poucos segundos a qualquer momento, ao fazer cadastro em uma loja, preencher uma pesquisa ou solicitar atendimento, por exemplo. Então surge a preocupação se os dados pessoais estão realmente seguros com as empresas. Por isso, as instituições precisam proteger severamente as informações que possuem dos consumidores, a fim de evitar perdas e furtos. Além disso, sempre que coletar dados, seja transparente e comunique suas intenções.

Coocriação

A tendência de coocriação nas empresas é sobre envolver o cliente na criação ou aperfeiçoamento de serviços. Muitas vezes, é mais interessante analisar hábitos e desejos do consumidor do que dados sobre seu perfil como idade, salário, entre outras características que não são relevantes para gerar bons insights. Por isso, pergunte a opinião dos seus clientes sobre seus serviços para definir novas estratégias.

Seja com ferramentas físicas ou digitais, as marcas podem cada vez mais conhecer e se relacionar com seus clientes para recolherem informações de comportamento, necessidades e desejos que possam ser úteis para o planejamento da empresa.

Cultura do compartilhamento

Nos dias atuais, há pessoas conectadas durante o dia todo. As pessoas compartilham suas opiniões, as novidades e o que acontece no dia a dia. Isso pode representar uma grande vantagem para as empresas, pois é possível que seus clientes compartilhar suas experiências com as marcas – sejam elas positivas ou não. Por isso, faça ações que incentivem o compartilhamento, como conteúdo relevante, lembretes para o consumidor avaliar nas mídias sociais, entre outras possibilidades.

A cultura do compartilhamento não se aplica somente aos consumidores, mas também aos colaboradores, pois como as pessoas falam muito da sua rotina, é inevitável que eles também publiquem coisas a respeito da empresa em que trabalham. Por isso, incentive atitudes éticas perante a publicação do dia a dia de trabalho e faça ações da empresa que permitam que os funcionários postem fotos e vídeos, se assim desejarem, pois isso pode auxiliar o posicionamento da marca, por exemplo.

Personalização

Serviços personalizados é algo que os consumidores buscam cada vez mais. Afinal, todos gostam de se sentir exclusivos. O atendimento é uma das áreas que mais precisa aderir a personalização para que o cliente se identifique com a empresa e se sinta acolhido.

As grandes inovações têm surgido do efeito combinatório de tais tendências, tais como automação combinada com inteligência artificial e realidade aumentada entregando espaços inteligentes. O grande desafio é explorar o potencial ao máximo de cada uma delas e pensar em formas de como podem ser combinadas para trazer mudanças de alto impacto em sua área de atuação!

Quer saber mais? Acesse mais dos nossos materiais gratuitos.