Tendências em Logística Reversa

Logística Reversa

Logística reversa é uma área com grandes tendências para os próximos anos se baseiam na revolução digital da indústria, conforme divulgado na 4ª edição do Radar de Tendências da LogísticaA tecnologia permite a melhoria constante dos processos de trabalho. Como resultado, os processos ficam mais eficientes e geram benefícios para as empresas e seus consumidores.

Principais tendências em Logística Reversa

O que mudará no ambiente das empresas é a conectividade: todos os processos de trabalho estarão muito mais conectados. Da produção ao sistema de logística, incluindo os departamentos de Marketing e Vendas. Da mesma forma, a internet das coisas (IoT) está a cada dia dando novas provas de que a conexão entre objetos e dispositivos alcançará os processos operacionais das empresas de uma vez por todas.

Ajustes em tempo real e comunicação mais ágil

Quem trabalha com entrega de produtos sabe que imprevistos podem acontecer no decorrer do processo logístico. Por isso, o monitoramento em tempo real será aprimorado, permitindo ajustes flexíveis de datas e horários. As comunicações entre a marca e o consumidor serão mais ágeis. Isso deve reduzir sensivelmente as frustrações dos dois lados nesse momento da jornada de compra.

Bloqueios de segurança

O aumento da eficácia dos dispositivos de segurança é outra tendência de logística reversa. Mecanismos automáticos, acionados em sinal de perigo, poderão bloquear o acesso ao compartimento de carga dos veículos que estão realizando a entrega. Desse modo, a redução da incidência de roubo tende a ser bem significativa.

Utilização de dados de forma inteligente

O tratamento inteligente de dados para dar suporte às tomadas de decisão é uma tendência da logística reversa que vem se consolidando nos últimos anos. O alto volume de dados vem se apresentando como um grande desafio aos gestores logísticos e das áreas de performance das indústrias. Porém, vem sendo acompanhado por novas soluções tecnológicas que permitem extrair informações de grande valia para as empresas.

Mais atenção à experiência do consumidor

O foco na experiência do consumidor é um ponto de virada para preservar a credibilidade na empresa e fidelizar clientes. Por isso, inovações como o rastreamento de produtos durante o processo de entrega, facilidade na alteração do pedido e diferentes formas de se receber feedback estão, a cada dia, melhorando o atendimento ao cliente e revertendo situações negativas.

 

Quer saber mais? Acesse: