Tendências para o consumo: qual é o perfil do consumidor para 2022?

O mundo nunca mudou em um ritmo tão rápido. Desde o início da pandemia, novos hábitos de consumo foram se intensificando. Neste novo cenário, pessoas e empresas precisam de, cada vez mais, flexibilidade, resiliência e criatividade. Com mudanças cada vez mais rápidas, é preciso que os negócios entendam as demandas desses novos consumidores, conforme pontua a o Portal Consumidor Moderno. Mas quem é esse consumidor 2022?

Para entender mais sobre este tema,  no post de hoje vamos explicar as principais tendências de consumo para 2022.

Quem é o consumidor 2022?

De acordo com o Portal E-commerce Brasil, é importante lembrar que os consumidores não são mais os mesmos de alguns anos atrás ou, até mesmo, de antes da pandemia. Novas preocupações, além de “quanto custa” e “o que vou comprar hoje” estão estimulando mudanças significativas no perfil dos novos clientes.

Assim, o consumidor 2022 é uma pessoa preocupada com o meio ambiente, com as crises ambientais e sociais. Além disso, está sobrecarregado de tanta informação, telas e tecnologias, mas ao mesmo tempo sabe que depende delas para se relacionar e ter acesso a um novo mundo em que está inserido. 

Principais tendências para o consumo 2022

Para 2022, o consumidor continua tendo a expectativa de experiências incríveis de compra. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, alguns insights:

– 93% dos consumidores consideram a experiência um fator importante ou muito importante em um processo de compra.

– 77% dos entrevistados acreditam que a maioria das empresas precisam melhorar a experiência que oferecem para os seus clientes.

– 82% dos entrevistados gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência.

– 76% já deixaram de fazer uma compra por causa de uma experiência negativa.

O Portal Consumidor Moderno explica que as organizações que estão preocupadas com a experiência do consumidor sabem que ela vai muito além de um atendimento de qualidade. Por exemplo, na compra on-line, o preço do frete, prazo de entrega e avaliação dos outros consumidores são os fatores positivos que mais relevantes na hora de fechar uma compra.

Neste contexto, avaliações negativas de outros clientes é um dos fatores que mais leva os consumidores a desistirem da compra.

De acordo com o Portal Escallo, o perfil do consumidor em 2022 será uma continuidade melhorada do que já se esperava para os próximos anos. Assim, as ações estratégicas devem se concentrar em proporcionar aos clientes uma experiência encantadora, capaz de diferenciar sua empresa das demais concorrentes. Algumas ações:

  • atendimento híbrido: utilizar ferramentas que permitam a integração padronizada e personalizada, ainda que por meios diferentes.
  • plataforma multicanal: o atendimento, presencial e on-line, será a principal fonte de intermediação entre o público e as marcas.

Por isso, para contribuir para esta experiência personalizada, é necessário oferecer serviços com alta qualidade. Neste contexto, ter uma parceria estratégica com uma empresa que oferece serviços customizados de logística é fundamental para conquistar este consumidor 2022.

A Dinâmica Group oferece soluções criativas e ferramentas inovadoras para o melhor atendimento das necessidades do seu cliente, otimizando a sua experiência.

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