Existem métricas que ajudam a avaliar a logística reversa de pós-venda de uma empresa e checar se o serviço está cumprindo as exigências. A avaliação permite que os contratantes mensurem os resultados e a qualidade das atividades prestadas. Adequação a normas e certificações, agilidade no atendimento e foco em experiência do consumidor são alguns fatores que podem ser analisados nesse contexto, entre muitas outros pontos relevantes. Para a indústria farmacêutica, os critérios são ainda mais específicos, dado que este é um setor fortemente impactado por exigências legais.

Confira os itens que você pode considerar no momento de avaliar seu fornecedor de logística reversa de pós-venda.
Cumprimento de prazos
Fazer as entregas dentro do prazo estimado é imprescindível para uma boa experiência do consumidor. Nas situações em que houve alguma frustração com o produto que está sendo devolvido, é imprescindível não quebrar mais uma vez as expectativas do cliente.
No caso da indústria farmacêutica, por exemplo, os prazos devem ser um critério ainda mais rígido, pois os consumidores podem precisar do novo medicamento com urgência.
Atendimento à compliance regulatória
Outra medida muito importante,é checar se a empresa contratada atende as normas regulatórias para trabalhar com os produtos em questão e se possui as certificações necessárias.
Armazenagem correta
No caso de medicamentos e cosméticos,é preciso transportar os produtos na temperatura adequada para garantir a segurança da mercadoria até a casa do consumidor ou laboratórios.
Um bom fornecedor de logística reversa certamente contará com armazenagem de produtos certificada pela Anvisa, em salas climatizadas e dotadas de controle de acesso. O transporte também deverá atender aos requerimentos da indústria e contar com processos desenhados de forma específica para resolver as demandas de clientes.
Processos de atendimento claros
Para avaliar a logística reversa também é essencial analisar o quanto a empresa mantém a excelência em seu serviço. É possível acompanhar o status de chamados em aberto? É feito o agendamento das entregas junto ao consumidor? São entregues relatórios claros de atendimento? Essas questões devem ser avaliadas para se entender o nível de qualidade do serviço realizado.
Qualificação da equipe
Todos os profissionais envolvidos no processo de logística reversa de pós venda devem ser constantemente qualificados. Você pode fazer perguntas como:
- Os atendentes que entram em contato com o consumidor seguem scripts?
- Como é o processo de registro de informações e agendamento de coletas e entregas?
- Os representantes que entregam os produtos ao seu consumidor estão devidamente uniformizados e treinados?
- A equipe que avalia as amostras coletadas segue padrões rígidos de manuseio conforme orientações da ANVISA?
Sobre a Dinâmica Group
Considerada líder em logística reversa de pós-venda na América Latina, a Dinâmica Group recentemente desenvolveu um serviço sob medida para a indústria farmacêutica: o Care 360. Quer saber mais sobre os serviços Dinâmica Group e ser parte do grupo de empresas que contam com um serviço de logística reversa de pós-venda excelente? Venha conversar conosco!
Telefone: (11) 5080-3210
E-mail: comercial@dinamicagroup.com.br
Saiba mais:
- 5 Dicas para melhorar a gestão de qualidade em logística
- Conheça os principais tipos de logística reversa no Brasil
- E-book: Logística Reversa na Indústria Farmacêutica