Se em algum momento você questionou se realmente deveria efetuar a troca do produto para seu cliente, saiba que essa dúvida é normal. São muitas regras e nem tudo que parece certo no senso comum é uma obrigatoriedade no Código de Defesa do Consumidor. Além de tudo, segundo o especialista em e-commerce, Samuel Gonsales, é possível economizar de 40% a 50% nos custos da empresa com a troca de produto através da logística reversa.
Confira a seguir as regras sobre devolução de compra e como otimizar esse processo para reduzir custos.
Regras de troca de produto em caso de presentes
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a troca não é obrigatória quando o produto está em perfeitas condições, ou seja, se o consumidor alegar que é por motivo de gosto, cor ou tamanho. Entretanto, se no momento da compra houve a promessa de troca da parte do vendedor, é preciso cumprir a palavra independente do porquê da devolução. Quando o processo é facultativo, o vendedor tem a opção de estabelecer um prazo e limitar a possibilidade de produtos.
Troca de produto com problemas
As normas mudam quando o produto apresentar algum defeito. Nesse caso, há a obrigatoriedade de reparar os danos. Porém, a empresa só precisa agir imediatamente se for um produto considerado essencial, que é necessário para suprir as necessidades básicas, como alimentos, fogão, remédios, etc. Quando essa regra não se aplica ao produto devolvido, o prazo é de até 30 dias para troca.
Se o fornecedor não cumprir o prazo, o cliente pode escolher:
- Abatimento proporcional do preço;
- Substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
- Restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
Regras de troca de produto em e-commerce
O cliente tem até sete dias para abandonar a compra quando realizada fora de um ambiente físico, como pela internet, telefone, catálogos, etc. A desistência deve ser formalizada por escrito, e, se recebeu o produto, devolvê-lo. O consumidor tem direito à restituição integral do valor pago, inclusive o frete.
Como evitar a devolução de produto comprado pela internet
Faça o cliente saber exatamente o que está comprando. Deixa as informações bem claras e facilmente acessíveis, disponibilize fotos reais dos produtos de modo que exponham todos os detalhes.
Como diminuir os custos de troca de produto
Uma empresa gasta muito tempo e dinheiro quando ela mesma realiza o procedimento de troca de produto. Por isso, é melhor terceirizar do que implantar esse serviço de logística, pois você precisará ter um espaço destinado aos produtos trocados e uma equipe para se comunicar com o cliente, analisar os produtos, devolvê-los, reciclá-los ou descartá-los da forma correta. Para diminuir todos esses custos e ainda entregar um excelente atendimento ao consumidor, a solução é contratar o serviço de logística reversa de uma empresa especializada. Dessa forma, você terá a seu favor uma empresa que já tem todo suporte necessário para administrar as devoluções dos seus clientes.
Nós estamos a frente do mercado competitivo com nossa inovação em serviços de logística reversa para troca de produto, conosco você também sairá à frente oferecendo o melhor atendimento para seus clientes, fidelizando-os e conquistando outros.
Otimize o processo de troca de produto da sua empresa!
Entre em contato conosco agora mesmo:
Telefone: (11) 5080-3210
E-mail: comercial@dinamicagroup.com.br
Fontes:
- E-commerce Brasil: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/utilizar-a-logistica-reversa-a-favor-do-e-commerce/
- Idec: https://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/conheca-as-regras-para-troca-de-produtos
- Artigo: Logística Reversa: Oportunidade para Redução de Custos através do Gerenciamento da Cadeia Integrada de Valor – repositorio.unb.br/bitstream/10482/12550/1/ARTIGO_LogisticaReversaOportunidade.pdf