Vantagens da logística reversa para a indústria de bebidas

A Logística Reversa não segue o fluxo normal da logística, ela se preocupa com a volta desses produtos ao ciclo produtivo através dos canais de reversos de distribuição, o de pós-venda e o de pós-consumo.

Numa sociedade onde o tempo de vida dos produtos se torna cada vez menor, devido a constante mudança de tecnologia, começa a se pensar o que fazer com a quantidade de materiais que enviamos diariamente para descarte.

Hoje, a logística reversa é considerada uma ferramenta muito importante dentro da logística empresarial como diferencial competitivo. Ela pode ser usada pela empresa para agregar valor econômico, reforço da marca empresarial através da obediência às legislações ambientais dentre outras.

Exigências na indústria de alimentos e bebidas

A logística reversa na indústria de bebidas possui um importante caráter socioambiental. Afinal, ela permite reaproveitar resíduos ou dar a destinação correta a eles, minimizando os impactos no meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento econômico e social.

Atitudes nesse sentido já estão se tornando lei em alguns estados. Além disso, a logística reversa na indústria é uma prática cada vez mais importante, uma vez que a exigência por atitudes do tipo aumenta. E, cada vez mais, os consumidores demandam que as empresas atuem de forma consciente e sustentável.

A Resolução SMA 45/2015 do Estado de São Paulo determinou a exigência da logística reversa para as embalagens de alimentos e bebidas.
“São Paulo inovou na fiscalização do cumprimento da logística reversa ao exigi-la como condicionante no processo de licenciamento ambiental. Essa exigência é operacionalizada por meio da Decisão de Diretoria nº 076/2018, portanto é uma exigência legal”.

Como a logística reversa beneficia a indústria de bebidas

Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o objetivo da logística reversa na indústria estão diretamente ligados à destinação final ambientalmente adequada, ou seja, a reutilização ou reciclagem das embalagens restituídas.

“Nesses casos, são inúmeros os benefícios tanto para as indústrias como para a sociedade, sejam estes ligados à redução do consumo de matéria-prima, desenvolvimento da cadeia produtiva dos materiais reciclados, proteção de marca, inclusão social, entre outros”.

Tendo em vista a enorme quantidade de vasilhames utilizados pela indústria de bebidas e descartados indevidamente no meio ambiente, se faz importante a logística reversa para redução da produção de lixo, especialmente de vasilhames e latas de alumínio descartadas após consumo, além disso, o reaproveitamento de matéria-prima promove economia para as empresas.

Um exemplo de responsabilidade

Uma das maiores produtoras de bebidas engarrafadas, Coca-Cola (FEMSA), possui programa de logística reversa, em parceria com cooperativas de reciclagem. Nota-se que a preocupação da Coca-Cola precede até mesmo a Política de Resíduos, vez que em 1992, foi a fundadora do Compromisso Empresarial de Reciclagem (CEMPRE), dedicado à promoção da reciclagem.

A adoção do processo da logística reversa colocou a marca ainda mais em destaque e protagonismo no mercado, e isso se deve a dois principais motivos:

  • Preocupação ambiental: sustentabilidade é uma das principais metas dessa grande empresa, já que atende tanto às necessidades econômicas quanto às humanas. Aqui a preocupação é com a preservação ecológica. Essa prática sustentável reaproveita os produtos descartados, colocando em queda os impactos ambientais e diminuindo consideravelmente os custos;
  • Objetivos econômicos: o reaproveitamento de materiais traz benefícios econômicos claros e agrega valor à empresa.

Agora que sabe o que é logística reversa e conhece suas vantagens, você pode estar se perguntando: o que faço para colocar essa estratégia em prática?
Entre em contato conosco, somos o parceiro indispensável para suas estratégias.